DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA REALIZAÇÃO DE UM MESTRADO NA PERCEPÇÃO DOS/DAS DISCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (2020/2021)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111900 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4309 "inscrito_id" => 13329 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA REALIZAÇÃO DE UM MESTRADO NA PERCEPÇÃO DOS/DAS DISCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (2020/2021)" "resumo" => "Este artigo se propõe identificar e analisar os desafios e as potencialidades do Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba, ofertado durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021). De abordagem qualitativa e de cunho reflexivo-analítico, este estudo adotou a análise de conteúdo para o tratamento das informações que também foram analisadas qualitativamente. A pesquisa foi realizada com a participação de 17 (dezessete) colaboradoras/es, em um universo de 18 (dezoito) participantes do Programa – ingresso 2020/1. As informações foram produzidas por meio do Google Forms, no qual foi gerado um link e encaminhado um formulário eletrônico pelo whatsapp, composto por 02 (duas) questões abertas que versavam sobre os limites e as possibilidades de realizar um mestrado durante o contexto pandêmico. Os resultados da pesquisa revelaram como potencialidades: redução dos gastos com alimentação, transporte, entre outros; maior autonomia; otimização do tempo - possibilitando conciliação do trabalho com a realização do mestrado; conhecimento e domínio de ferramentas tecnológicas como a Plataforma Google Meet e Google Classroom; preservação da saúde; e por fim, apontaram a comodidade e o conforto por estar em casa e, com isso, ter maior interação e contato com o núcleo familiar. Enquanto limites, as/os colaboradoras/es revelaram: o isolamento acadêmico, falta de interação com toda a comunidade universitária; instabilidade de conexão e gastos com equipamentos para acesso à internet de qualidade; mudanças nos objetos e instrumentos de produção dos dados e informações; estresse mental por ter que estudar e gerenciar a rotina familiar e doméstica; e exaustão devido ao excessivo contato com a tela do computador ou celular. Diante do exposto, constatamos que alguns impactos em realizar o mestrado no contexto pandêmico de COVID-19 eram comuns a todas/os, mas também variavam positiva ou negativamente, em função da condição de cada estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13329_TB4309_27102024211151.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111900 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4309 "inscrito_id" => 13329 "titulo" => "DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA REALIZAÇÃO DE UM MESTRADO NA PERCEPÇÃO DOS/DAS DISCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 (2020/2021)" "resumo" => "Este artigo se propõe identificar e analisar os desafios e as potencialidades do Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Campus Jequié-Ba, ofertado durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021). De abordagem qualitativa e de cunho reflexivo-analítico, este estudo adotou a análise de conteúdo para o tratamento das informações que também foram analisadas qualitativamente. A pesquisa foi realizada com a participação de 17 (dezessete) colaboradoras/es, em um universo de 18 (dezoito) participantes do Programa – ingresso 2020/1. As informações foram produzidas por meio do Google Forms, no qual foi gerado um link e encaminhado um formulário eletrônico pelo whatsapp, composto por 02 (duas) questões abertas que versavam sobre os limites e as possibilidades de realizar um mestrado durante o contexto pandêmico. Os resultados da pesquisa revelaram como potencialidades: redução dos gastos com alimentação, transporte, entre outros; maior autonomia; otimização do tempo - possibilitando conciliação do trabalho com a realização do mestrado; conhecimento e domínio de ferramentas tecnológicas como a Plataforma Google Meet e Google Classroom; preservação da saúde; e por fim, apontaram a comodidade e o conforto por estar em casa e, com isso, ter maior interação e contato com o núcleo familiar. Enquanto limites, as/os colaboradoras/es revelaram: o isolamento acadêmico, falta de interação com toda a comunidade universitária; instabilidade de conexão e gastos com equipamentos para acesso à internet de qualidade; mudanças nos objetos e instrumentos de produção dos dados e informações; estresse mental por ter que estudar e gerenciar a rotina familiar e doméstica; e exaustão devido ao excessivo contato com a tela do computador ou celular. Diante do exposto, constatamos que alguns impactos em realizar o mestrado no contexto pandêmico de COVID-19 eram comuns a todas/os, mas também variavam positiva ou negativamente, em função da condição de cada estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13329_TB4309_27102024211151.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEYDSON DA PAIXÃO TAVARES" "autor_nome_curto" => "GLEYDSON" "autor_email" => "guedo@uesc.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }