PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ACERCA DAS AULAS DE IMUNOLOGIA ANTES, DURANTE E AO FIM DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109116 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 2890 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ACERCA DAS AULAS DE IMUNOLOGIA ANTES, DURANTE E AO FIM DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "Com a pandemia de COVID-19, o cenário educacional passou por diversas mudanças e os docentes precisaram adaptar e reinventar suas maneiras de ensinar. Nesse contexto, alguns conteúdos da disciplina de biologia ganharam destaque, como a imunologia, devido seu estudo possibilitar abordar temáticas de saúde como os tipos de imunidade e vacinas. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a percepção de professores de biologia de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Maracanaú, Ceará, acerca das aulas ministradas por eles antes, durante e ao fim do ensino remoto. A pesquisa foi realizada no ano de 2022, sendo submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos com aprovação sob o parecer 5.406.063. Dois professores de biologia responderam a seis questões discursivas acerca de suas aulas, qualidade do material didático utilizado, uso de metodologias ativas e a volta ao ensino presencial. Os docentes relataram que já antes do ensino remoto buscavam estimular a participação dos estudantes com uso de metodologias ativas e aulas dialogadas, porém, já era uma tarefa difícil haja vista o baixo comprometimento dos estudantes. Em relação a abordagem da imunologia, os professores relataram que o material didático com a temática adotado para as turmas era superficial. Além disso, um dos professores citou que sempre buscava contextualizar a temática com o cotidiano dos estudantes, e isso se intensificou durante a pandemia. Já em relação ao formato das aulas com o retorno do ensino presencial, ambos os docentes responderam que a metodologia seguiu a mesma de antes do ensino remoto, mas que agora, os estudantes estavam bem menos participativos. Portanto, observou-se que antes do ensino remoto, os professores já passavam por desafios para estimular a participação em sala de aula, o que se intensificou durante a pandemia e ao retorno ao presencial, com os estudantes ainda mais desmotivados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2890_TB365_26102024161241.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISA MARIA FERREIRA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ISA MARIA" "autor_email" => "isamferreiraa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109116 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 2890 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ACERCA DAS AULAS DE IMUNOLOGIA ANTES, DURANTE E AO FIM DO ENSINO REMOTO OCASIONADO PELA PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "Com a pandemia de COVID-19, o cenário educacional passou por diversas mudanças e os docentes precisaram adaptar e reinventar suas maneiras de ensinar. Nesse contexto, alguns conteúdos da disciplina de biologia ganharam destaque, como a imunologia, devido seu estudo possibilitar abordar temáticas de saúde como os tipos de imunidade e vacinas. Assim, esta pesquisa buscou avaliar a percepção de professores de biologia de uma escola estadual de ensino médio da cidade de Maracanaú, Ceará, acerca das aulas ministradas por eles antes, durante e ao fim do ensino remoto. A pesquisa foi realizada no ano de 2022, sendo submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos com aprovação sob o parecer 5.406.063. Dois professores de biologia responderam a seis questões discursivas acerca de suas aulas, qualidade do material didático utilizado, uso de metodologias ativas e a volta ao ensino presencial. Os docentes relataram que já antes do ensino remoto buscavam estimular a participação dos estudantes com uso de metodologias ativas e aulas dialogadas, porém, já era uma tarefa difícil haja vista o baixo comprometimento dos estudantes. Em relação a abordagem da imunologia, os professores relataram que o material didático com a temática adotado para as turmas era superficial. Além disso, um dos professores citou que sempre buscava contextualizar a temática com o cotidiano dos estudantes, e isso se intensificou durante a pandemia. Já em relação ao formato das aulas com o retorno do ensino presencial, ambos os docentes responderam que a metodologia seguiu a mesma de antes do ensino remoto, mas que agora, os estudantes estavam bem menos participativos. Portanto, observou-se que antes do ensino remoto, os professores já passavam por desafios para estimular a participação em sala de aula, o que se intensificou durante a pandemia e ao retorno ao presencial, com os estudantes ainda mais desmotivados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2890_TB365_26102024161241.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISA MARIA FERREIRA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ISA MARIA" "autor_email" => "isamferreiraa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }