Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EBOOK DOS TCCS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFC-CAS: FORMAÇÃO E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111854
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4242
    "inscrito_id" => 8837
    "titulo" => "EBOOK DOS TCCS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFC-CAS: FORMAÇÃO E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "As pesquisas do curso de Licenciatura em Matemática, do IFC – CS, tem apresentado produções diversas e seus artigos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As quais contribuem para um repensar do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, toda essa produção de conhecimento geralmente fica restrita ao âmbito da instituição engavetadas (Pereira, Jr, 2007). Neste contexto que se desenvolve o projeto de ações integradas: a produção científica da Licenciatura em Matemática: ebook. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da estatística descritiva para compilar os dados quantitativos. Tendo como instrumento de pesquisa os Trabalhos de Conclusão de Curso, defendidos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática em 2023. Os quais serão analisados pelo título, resumos e palavras-chave. E classificados em quatro categorias nas áreas de Matemática: Especificidades do Curso de Licenciatura em Matemática (ECLM), Matemática Aplicada (MA), Matemática Pura (MP) e Educação Matemática (EM), sendo esta subdividida em tendências: ETM, RP, JMM, MO, TDEM e Outras. No momento o projeto encontra-se na fase de compilar as informações, onde se analisou e classificaram-se todos os artigos, e a área de EM e ECLM foram as duas categorias mais expressivas. A área de EM encontra-se em 80% dos trabalhos científicos, correspondendo a área de maior representatividade. Dentre a EM, evidencia-se que 50% usou a tendência Tecnologia Digital (TDEM), em seguida o destaque se deu a tendência Jogos e Materiais Manipulativos (JMM) (25%). Observa-se que os formados em 2023, preferiram em suas pesquisas propagar experiências abordando ideias e técnicas que podem ser aplicadas na futura vida docente. Considera-se que os objetivos da pesquisa estão sendo alcançados, e sabe-se que EM é a categorias que mais se evidenciou. Também se identificou carência em pesquisas relacionadas a outras áreas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8837_TB4242_09052024161336.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICÓLI VICENTE COELHO"
    "autor_nome_curto" => "Nicóli Coelho"
    "autor_email" => "nicolivicente0@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111854
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4242
    "inscrito_id" => 8837
    "titulo" => "EBOOK DOS TCCS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFC-CAS: FORMAÇÃO E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "As pesquisas do curso de Licenciatura em Matemática, do IFC – CS, tem apresentado produções diversas e seus artigos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As quais contribuem para um repensar do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, toda essa produção de conhecimento geralmente fica restrita ao âmbito da instituição engavetadas (Pereira, Jr, 2007). Neste contexto que se desenvolve o projeto de ações integradas: a produção científica da Licenciatura em Matemática: ebook. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da estatística descritiva para compilar os dados quantitativos. Tendo como instrumento de pesquisa os Trabalhos de Conclusão de Curso, defendidos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática em 2023. Os quais serão analisados pelo título, resumos e palavras-chave. E classificados em quatro categorias nas áreas de Matemática: Especificidades do Curso de Licenciatura em Matemática (ECLM), Matemática Aplicada (MA), Matemática Pura (MP) e Educação Matemática (EM), sendo esta subdividida em tendências: ETM, RP, JMM, MO, TDEM e Outras. No momento o projeto encontra-se na fase de compilar as informações, onde se analisou e classificaram-se todos os artigos, e a área de EM e ECLM foram as duas categorias mais expressivas. A área de EM encontra-se em 80% dos trabalhos científicos, correspondendo a área de maior representatividade. Dentre a EM, evidencia-se que 50% usou a tendência Tecnologia Digital (TDEM), em seguida o destaque se deu a tendência Jogos e Materiais Manipulativos (JMM) (25%). Observa-se que os formados em 2023, preferiram em suas pesquisas propagar experiências abordando ideias e técnicas que podem ser aplicadas na futura vida docente. Considera-se que os objetivos da pesquisa estão sendo alcançados, e sabe-se que EM é a categorias que mais se evidenciou. Também se identificou carência em pesquisas relacionadas a outras áreas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8837_TB4242_09052024161336.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICÓLI VICENTE COELHO"
    "autor_nome_curto" => "Nicóli Coelho"
    "autor_email" => "nicolivicente0@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As pesquisas do curso de Licenciatura em Matemática, do IFC – CS, tem apresentado produções diversas e seus artigos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As quais contribuem para um repensar do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, toda essa produção de conhecimento geralmente fica restrita ao âmbito da instituição engavetadas (Pereira, Jr, 2007). Neste contexto que se desenvolve o projeto de ações integradas: a produção científica da Licenciatura em Matemática: ebook. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da estatística descritiva para compilar os dados quantitativos. Tendo como instrumento de pesquisa os Trabalhos de Conclusão de Curso, defendidos pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática em 2023. Os quais serão analisados pelo título, resumos e palavras-chave. E classificados em quatro categorias nas áreas de Matemática: Especificidades do Curso de Licenciatura em Matemática (ECLM), Matemática Aplicada (MA), Matemática Pura (MP) e Educação Matemática (EM), sendo esta subdividida em tendências: ETM, RP, JMM, MO, TDEM e Outras. No momento o projeto encontra-se na fase de compilar as informações, onde se analisou e classificaram-se todos os artigos, e a área de EM e ECLM foram as duas categorias mais expressivas. A área de EM encontra-se em 80% dos trabalhos científicos, correspondendo a área de maior representatividade. Dentre a EM, evidencia-se que 50% usou a tendência Tecnologia Digital (TDEM), em seguida o destaque se deu a tendência Jogos e Materiais Manipulativos (JMM) (25%). Observa-se que os formados em 2023, preferiram em suas pesquisas propagar experiências abordando ideias e técnicas que podem ser aplicadas na futura vida docente. Considera-se que os objetivos da pesquisa estão sendo alcançados, e sabe-se que EM é a categorias que mais se evidenciou. Também se identificou carência em pesquisas relacionadas a outras áreas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.