O pensamento computacional é uma habilidade crucial para os estudantes de informática, dada a variedade de técnicas e habilidades cognitivas exigidas ao lidar com os conceitos apresentados durante seus estudos. Embora muitas vezes associado apenas ao uso de computadores, este tipo de pensamento pode ser desenvolvido por meio de atividades desconectadas. Com base nas dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do pensamento computacional pelos alunos da área de Tecnologia da Informação, o presente estudo visa integrar tais atividades no primeiro ano dos cursos de informática. As atividades desconectadas, que incluem jogos, desafios e quebra-cabeças, são eficazes em promover habilidades como lógica, resolução de problemas e pensamento abstrato de forma independente. No entanto, quando essas atividades são usadas em conjunto com práticas de pensamento computacional, os benefícios são ampliados. A integração de atividades desconectadas de forma consistente e diária na rotina educacional permite que os alunos aprimorem suas habilidades cognitivas de forma contínua, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos. A prática regular dessas atividades estimula a lógica e a resolução de problemas de forma criativa e analítica, essenciais para o pensamento computacional. Além disso, a acessibilidade dessas atividades, independentemente do acesso à tecnologia, facilita a inclusão de todos os alunos, tornando essa abordagem especialmente valiosa. Portanto, o foco deste estudo é impulsionar o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de atividades desconectadas, demonstrando que, embora eficazes por si só, essas atividades são ainda mais poderosas quando usadas para reforçar a criatividade, a inovação e a análise crítica do pensamento lógico. Dessa forma, o estudo visa potencializar a capacidade analítica, criatividade e inovação de cada indivíduo, além de promover o uso abrangente de métodos de ensino adequados para otimizar o desenvolvimento dessas habilidades.