Este artigo aborda a modelagem matemática como metodologia de ensino e pesquisa que naturalmente relaciona situações reais de diversas áreas do conhecimento com a linguagem matemática, dando formalismo ao senso comum atribuindo significado real aos conceitos abstratos da matemática. O estudo tem por finalidade discutir sobre uma proposta interdisciplinar com produção de material de apoio aos processos de ensino e aprendizagem de matemática básica do cursos técnico integrado em eletrotécnica, na perspectiva da modelagem matemática. Apoiado na abordagem qualitativa desenvolveu-se revisão bibliográfica sobre modelagem matemática e um estudo de matemática aplicada a eletrotécnica de um curso técnico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. Os resultados demonstram possibilidades diversas da modelagem matemática como método de ensino, possibilitando o estudo de matemática com problemas contextualizados e interdisciplinares, expondo os discente a problemas da área de atuação profissional desde o início da formação técnica. Além disso, possibilitou catalogar problemas e modelos encontrados nos livros da área técnica de acordo com os conteúdo matemática, nível escolar, área de aplicação científica, conceitos necessários para entender o modelo. Concluiu-se que o estudo possibilitou a resolução dos problemas sugerindo abordagens de exposição do ponto de vista da educação matemática, fazendo adequações linguísticas e conceituais para que os modelos possam auxiliar professores e alunos.