As vivências do licenciando, enquanto estudante desde a Educação Básica, possibilita-o delinear previamente o imaginário do ser professor. Todavia, este imaginário, ao ingressar na Universidade, é ressignificado durante o processo formativo, a partir das novas experiências que fomentam reformular, compreender e conhecer a sala de aula em uma nova perspectiva. Nesse ínterim, objetivamos analisar as contribuições da extensão, pesquisa e ensino para a constituição da identidade docente a partir das vivências na formação inicial no curso de licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Este trabalho é fundamentado em estudos de autores como Nóvoa (2019), Fiorentini e Oliveira (2013), Pimenta (1999), dentre outros. Apresentamos a extensão, pesquisa e ensino como pilares importantes para a formação inicial do licenciando. Em relação ao Ensino, detalharemos acerca da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Em seguida, explicitaremos acerca das contribuições do projeto de Extensão “Matemática é Show” para um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, diferenciada, autônoma e crítica. Na dimensão da pesquisa, elucidaremos a participação no projeto de Iniciação a pesquisa, como monitor voluntário, intitulado “Malba Tahan e os Campos Conceituais: possibilidade de aprendizagem matemática lúdica, criativa, dinâmica e com autonomia”. A participação nos três projetos foi fundamental para articular teoria e prática, aguçar o olhar enquanto pesquisador ao refletir acerca das dinâmicas e nuances de uma sala de aula, bem como as relações entre os atores educacionais (professor, aluno e comunidade), possibilitando vivências que puderam diminuir a sensação de medo e insegurança para ensinar. Desta maneira, acreditamos na importância da participação dos licenciandos em projetos de extensão, pesquisa e ensino para o amadurecimento pessoal e profissional e na visão mais apurada acerca do ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos.