Este trabalho surge do reconhecimento da relevância social da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na sociedade atual. O programa TransFormação na cidade de Pau dos Ferros-RN teve contribuições positivas ao oportunizar Educação de Jovens e Adultos para pessoas transexuais. Por isso, o referido artigo objetiva evidenciar os impactos das práticas pedagógicas alfabetizadoras utilizadas pelos(as) professores(as) do programa TransFormação para que o processo de alfabetização se consolide nessa modalidade de educação. Para fins metodológicos, apoia-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com a revisão bibliográfica, analisando e interpretando o que os teóricos discutem nesta modalidade educacional. Os dados para análise foram gerados por meio de entrevista para maior aproximação com o objeto de estudo, que são os professores e alunos. O respaldo teórico fundamenta-se em Freire (2008-2022), Soares (1986), Morais (2013), entre outros autores que apresentam conceitos e pontos de vista que contribuem para entender acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o decorrer do processo de alfabetização e as práticas utilizadas pelos docentes e as experiências dos alunos alfabetizados nas turmas de EJA. Como resultados, pode-se afirmar que o professor têm grande impacto na formação dos alunos, por isso suas práticas pedagógicas são de extrema importância para que os alfabetizandos construam conhecimentos acerca do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).