Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114048
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7364
    "inscrito_id" => 15779
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS"
    "resumo" => "Este trabalho surge do reconhecimento da relevância social da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na sociedade atual. O programa TransFormação na cidade de Pau dos Ferros-RN teve contribuições positivas ao oportunizar Educação de Jovens e Adultos para pessoas transexuais. Por isso, o referido artigo objetiva evidenciar os impactos das práticas pedagógicas alfabetizadoras utilizadas pelos(as) professores(as) do programa TransFormação para que o processo de alfabetização se consolide nessa modalidade de educação. Para fins metodológicos, apoia-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com a revisão bibliográfica, analisando e interpretando o que os teóricos discutem nesta modalidade educacional. Os dados para análise foram gerados por meio de entrevista para maior aproximação com o objeto de estudo, que são os professores e alunos. O respaldo teórico fundamenta-se em Freire (2008-2022), Soares (1986), Morais (2013), entre outros autores que apresentam conceitos e pontos de vista que contribuem para entender acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o decorrer do processo de alfabetização e as práticas utilizadas pelos docentes e as experiências dos alunos alfabetizados nas turmas de EJA. Como resultados, pode-se afirmar que o professor têm grande impacto na formação dos alunos, por isso suas práticas pedagógicas são de extrema importância para que os alfabetizandos construam conhecimentos acerca do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15779_TB7364_10062024225828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDA MARIA DE FREITAS NETA"
    "autor_nome_curto" => "HILDA MARIA"
    "autor_email" => "hildamaria@alu.uern.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114048
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7364
    "inscrito_id" => 15779
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ANÁLISE SOBRE AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS"
    "resumo" => "Este trabalho surge do reconhecimento da relevância social da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na sociedade atual. O programa TransFormação na cidade de Pau dos Ferros-RN teve contribuições positivas ao oportunizar Educação de Jovens e Adultos para pessoas transexuais. Por isso, o referido artigo objetiva evidenciar os impactos das práticas pedagógicas alfabetizadoras utilizadas pelos(as) professores(as) do programa TransFormação para que o processo de alfabetização se consolide nessa modalidade de educação. Para fins metodológicos, apoia-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com a revisão bibliográfica, analisando e interpretando o que os teóricos discutem nesta modalidade educacional. Os dados para análise foram gerados por meio de entrevista para maior aproximação com o objeto de estudo, que são os professores e alunos. O respaldo teórico fundamenta-se em Freire (2008-2022), Soares (1986), Morais (2013), entre outros autores que apresentam conceitos e pontos de vista que contribuem para entender acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o decorrer do processo de alfabetização e as práticas utilizadas pelos docentes e as experiências dos alunos alfabetizados nas turmas de EJA. Como resultados, pode-se afirmar que o professor têm grande impacto na formação dos alunos, por isso suas práticas pedagógicas são de extrema importância para que os alfabetizandos construam conhecimentos acerca do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15779_TB7364_10062024225828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HILDA MARIA DE FREITAS NETA"
    "autor_nome_curto" => "HILDA MARIA"
    "autor_email" => "hildamaria@alu.uern.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho surge do reconhecimento da relevância social da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na sociedade atual. O programa TransFormação na cidade de Pau dos Ferros-RN teve contribuições positivas ao oportunizar Educação de Jovens e Adultos para pessoas transexuais. Por isso, o referido artigo objetiva evidenciar os impactos das práticas pedagógicas alfabetizadoras utilizadas pelos(as) professores(as) do programa TransFormação para que o processo de alfabetização se consolide nessa modalidade de educação. Para fins metodológicos, apoia-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com a revisão bibliográfica, analisando e interpretando o que os teóricos discutem nesta modalidade educacional. Os dados para análise foram gerados por meio de entrevista para maior aproximação com o objeto de estudo, que são os professores e alunos. O respaldo teórico fundamenta-se em Freire (2008-2022), Soares (1986), Morais (2013), entre outros autores que apresentam conceitos e pontos de vista que contribuem para entender acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, o decorrer do processo de alfabetização e as práticas utilizadas pelos docentes e as experiências dos alunos alfabetizados nas turmas de EJA. Como resultados, pode-se afirmar que o professor têm grande impacto na formação dos alunos, por isso suas práticas pedagógicas são de extrema importância para que os alfabetizandos construam conhecimentos acerca do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.