O processo de ensinar um aluno com deficiência visual (cegueira e baixa visão) não é uma tarefa fácil, quando estamos diante de diferentes desafios, que perpassam tanto a falta de formação continuada adequada quanto uma realidade educacional em que as desigualdades sociais afloraram mais e mais durante e após o período do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 (Sarscov-2). Neste sentido, esta pesquisa científica visa apresentar uma proposta formativa on-line em Tecnologia Assistiva para profissionais da educação, com o objetivo de instrumentalizar para atuar no desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. Esse estudo científico tem como lócus a rede municipal de ensino em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, a fim de oportunizar uma formação em metodologias, estratégias e práticas educacionais inclusivas e principalmente uma aprendizagem significativa com base em um design educacional ancorado na interseção de três elementos: interseccionalidade, análise reflexiva e necessidades formativas. Cabe ressaltar que a metodologia deste estudo científico tem uma abordagem qualitativa com método descritivo e fundamenta-se na teoria histórico-cultural, os estudos vygotskianos e os princípios da justiça do design. Os resultados apontam que uma formação continuada que leva em consideração as necessidades formativas dos cursistas em um ambiente de construção do conhecimento de forma colaborativa tende a promover, de fato, mudanças significativas no universo educacional e consequentemente no protagonismo tanto dos profissionais da educação quanto nos alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão).