Este trabalho tem como objetivo analisar a oferta de ações de formação continuada de professores na rede municipal de ensino de São Luís/MA, os desafios e perspectivas dos docentes quanto à aceitação ou resistência em participar desses encontros. A formação continuada de professores é evidenciada nas políticas públicas educacionais, como um dos principais fatores para a garantia da melhoria da qualidade da educação, por isso, faz-se necessário que as ações de formação contemplem às reais necessidades docente e da comunidade escolar. Para discussão e entendimento desse processo de formação continuada de professores no município de São Luís, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseado nos estudos de Tardif (2014), Libâneo (2011), Imbernón (2009, 2010, 2016), Pimenta (1999), Geraldi (2003); e entrevista semiestruturada com professores dos Anos Iniciais da rede municipal de ensino, com vistas a apresentar a percepção dos docentes sobre as ações ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A partir da análise da falas dos professores quanto aos fatores que motivam ou desmotivam sua participação nos encontros de formação, foi destacado a importância das ações de formação continuada para práxis docente, de forma a contribuir para gerar mudanças no contexto educacional. No que se refere aos motivos que levam à resistência, os docentes afirmam que os conteúdos abordados não contemplam suas reais necessidades, outro fator destacado é o caráter transmissor que é dado a esses momentos, tendo em vista que as experiências dos professores não são levadas em consideração.