O presente trabalho é um relato acerca da experiência como bolsista do subprojeto de Letras/Língua Portuguesa vinculado ao Programa de Residência Pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência de que este relato é fruto girou em torno do trabalho com a temática conto de suspense e pautou-se fundamentalmente em ações de leitura, interpretação textual e escrita em uma turma do 8° ano de uma escola municipal da cidade de Monteiro-PB. Para subsidiar a descrição e a reflexão sobre a referida experiência, recorremos às reflexões e conceitos de Cosson (2006), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015) e Ferrarezi Júnior e Carvalho (2017) e aos apontamentos de Geraldi (1984), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), da Base Nacional Comum Curricular (2018) e outros. Finalizando este relato, procuramos, ainda que brevemente, apontar alguns aspectos que ratificam a relevância do Programa de Residência Pedagógica para a sociedade de forma geral, mas também para nós, docentes em formação inicial.