O presente relato tem como objetivo descrever a experiência vivida no Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES) através do curso de Licenciatura em Física, buscando apresentar os resultados obtidos através das análises e reflexões vivenciadas. Foram envolvidas atividades de imersão em campo, observações de aulas, elaboração e correção de atividades e regência, sob a supervisão do professor preceptor. Foram contempladas as turmas do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, na cidade de Campina Grande/PB, além disso, foram feitos estudos e eventos de formação paralela dirigidos pela orientadora do programa na universidade junto aos residentes. O relatório traz uma reflexão acerca da importância da residência pedagógica, por se tratar de um programa que pretende enriquecer a formação acadêmica e profissional do licenciando por meio da imersão no ambiente escolar e que tem se revelado uma ponte fundamental entre a universidade e as escolas e, por consequência, um facilitador do processo de ensino-aprendizagem durante esse momento formativo. A metodologia utilizada envolveu o uso da experimentação como facilitadora do processo de ensino, além da utilização de metodologias ativas, da resolução de problemas e debates, visando estimular o pensamento crítico e a participação dos estudantes e fazer com que a experiência fosse importante e agregadora à formação do alunado e também do bolsista.