Este trabalho busca analisar as contribuições do uso da maquete no ensino da Geografia, tendo como lócus de experiência o Subprojeto Geografia integrante do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual da Paraíba. O intuito do programa é contribuir para o desenvolvimento de professores em formação a partir do incremento de experiências em sala de aula, preparando para ações futuras na atuação profissional. Para tanto, objetiva analisar atividades desenvolvidas em sala, destacando o uso das maquetes como ferramenta didático-pedagógica. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, desenvolvida durante as aulas de Geografia, em turma de 1o ano do ensino médio, na Escola Cidadã Integral Félix Araújo, localizada na cidade de Campina Grande. O uso das maquetes no ensino básico contribui para melhor fixação dos temas de um certo grau de dificuldade e auxilia na construção das maquetes e conteúdos proposto em geral na Geografia, estes recursos trazem uma forma dinâmica, atrativa, desenvolvimento atividades lúdicas, com o mérito de favorecer a aprendizagem e a criatividade, tornando os alunos questionadores, propagando do pensamento crítico e geográfico.