Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TABULEIRO GEOGRÁFICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106402
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 92
    "titulo" => "TABULEIRO GEOGRÁFICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este estudo propõe a exploração do uso de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica, visando enriquecer o processo de aprendizagem em geografia no ensino médio. Observou-se a falta de engajamento dos alunos e a predominância de métodos tradicionais de ensino. A busca por aulas mais dinâmicas e participativas motivou a criação de um jogo geográfico, desenvolvido como projeto de intervenção durante a residência pedagógica. O jogo consiste em um tabuleiro com perguntas visando tornar o aprendizado mais prático e interativo. Aplicado no ensino médio, este jogo estimulou o interesse dos estudantes, proporcionando uma abordagem estimulante e envolvente ao conteúdo de geografia, antes não explorada no método tradicional. Este artigo visa analisar as experiências do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no Programa Institucional de Residência Pedagógica, destacando os impactos positivos na aprendizagem geográfica dos alunos do ensino médio. As conclusões sugerem que estratégias educacionais alternativas, como o uso de jogos, podem desempenhar um papel significativo no aumento do engajamento dos estudantes e na melhoria do processo de aprendizagem.."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID92_TB189_13032024164009.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOALISON RUAN RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOALISON RUAN"
    "autor_email" => "joalison.ruan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106402
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 92
    "titulo" => "TABULEIRO GEOGRÁFICO: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Este estudo propõe a exploração do uso de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica, visando enriquecer o processo de aprendizagem em geografia no ensino médio. Observou-se a falta de engajamento dos alunos e a predominância de métodos tradicionais de ensino. A busca por aulas mais dinâmicas e participativas motivou a criação de um jogo geográfico, desenvolvido como projeto de intervenção durante a residência pedagógica. O jogo consiste em um tabuleiro com perguntas visando tornar o aprendizado mais prático e interativo. Aplicado no ensino médio, este jogo estimulou o interesse dos estudantes, proporcionando uma abordagem estimulante e envolvente ao conteúdo de geografia, antes não explorada no método tradicional. Este artigo visa analisar as experiências do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no Programa Institucional de Residência Pedagógica, destacando os impactos positivos na aprendizagem geográfica dos alunos do ensino médio. As conclusões sugerem que estratégias educacionais alternativas, como o uso de jogos, podem desempenhar um papel significativo no aumento do engajamento dos estudantes e na melhoria do processo de aprendizagem.."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID92_TB189_13032024164009.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOALISON RUAN RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOALISON RUAN"
    "autor_email" => "joalison.ruan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este estudo propõe a exploração do uso de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica, visando enriquecer o processo de aprendizagem em geografia no ensino médio. Observou-se a falta de engajamento dos alunos e a predominância de métodos tradicionais de ensino. A busca por aulas mais dinâmicas e participativas motivou a criação de um jogo geográfico, desenvolvido como projeto de intervenção durante a residência pedagógica. O jogo consiste em um tabuleiro com perguntas visando tornar o aprendizado mais prático e interativo. Aplicado no ensino médio, este jogo estimulou o interesse dos estudantes, proporcionando uma abordagem estimulante e envolvente ao conteúdo de geografia, antes não explorada no método tradicional. Este artigo visa analisar as experiências do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no Programa Institucional de Residência Pedagógica, destacando os impactos positivos na aprendizagem geográfica dos alunos do ensino médio. As conclusões sugerem que estratégias educacionais alternativas, como o uso de jogos, podem desempenhar um papel significativo no aumento do engajamento dos estudantes e na melhoria do processo de aprendizagem..

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.