Este estudo propõe a exploração do uso de jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica, visando enriquecer o processo de aprendizagem em geografia no ensino médio. Observou-se a falta de engajamento dos alunos e a predominância de métodos tradicionais de ensino. A busca por aulas mais dinâmicas e participativas motivou a criação de um jogo geográfico, desenvolvido como projeto de intervenção durante a residência pedagógica. O jogo consiste em um tabuleiro com perguntas visando tornar o aprendizado mais prático e interativo. Aplicado no ensino médio, este jogo estimulou o interesse dos estudantes, proporcionando uma abordagem estimulante e envolvente ao conteúdo de geografia, antes não explorada no método tradicional. Este artigo visa analisar as experiências do projeto de intervenção/colaboração desenvolvido no Programa Institucional de Residência Pedagógica, destacando os impactos positivos na aprendizagem geográfica dos alunos do ensino médio. As conclusões sugerem que estratégias educacionais alternativas, como o uso de jogos, podem desempenhar um papel significativo no aumento do engajamento dos estudantes e na melhoria do processo de aprendizagem..