O relato de experiência para apresentar o desenvolvimento semanal dos métodos de pesquisa analisados e implementados conforme os resultados obtidos em sala de aula. A abordagem interdisciplinar e a utilização de recursos tecnológicos são fundamentais, durante esse processo, foram feitas adaptações para promover um melhor aprendizado da turma, levando em consideração o conhecimento geográfico e suas competências e habilidades, especialmente em um contexto de alunos do ensino regular noturno, que são multitarefas, envolvendo-se em estudos e trabalho, buscando melhorias em suas carreiras. O ensino de geografia deve preparar os alunos para enfrentar os desafios da sociedade em que vivem, desenvolvendo seu senso crítico e promovendo o desenvolvimento sustentável de maneira eficaz. Portanto, é essencial moldar suas mentes para lidar com as adversidades encontradas fora do ambiente escolar. Os jovens adultos são atraídos pelos aspectos humanos e físicos da geografia e sua conexão com questões relevantes à sua realidade. Nesse sentido, o papel do professor é contextualizar os temas em questão, desde os aspectos mais locais até os globais, relacionando-os com as experiências vivenciadas pelos alunos. A geografia se utiliza do relato de experiência como uma ferramenta valiosa para promover essa conexão entre os conteúdos estudados e a vida cotidiana dos estudantes.