Objetiva-se aqui fazer um relato de experiência, bem como, uma contabilização e reflexão das atividades como preceptora do subprojeto de Língua Espanhola do Programa de Residência Pedagógica da CAPES, que é um programa que tem por objetivo aperfeiçoar a formação prática dos professores (as) nos cursos de licenciatura, promovendo a inserção dos licenciandos na escola de educação básica e pública na segunda metade do curso. O programa é uma parceria entre Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus VI-Monteiro com o Governo federal. Os residentes desenvolveram seus projetos na escola Estadual Senador José Gaudêncio, na cidade de Serra Branca no interior da Paraíba. Desde o início do projeto tudo foi pensado para que houvesse a maior organização possível, por isso foram feitos alguns encontros com a coordenadora para definir como iriam ser os encontros de formação e conhecer as escolas que iriam recebe-los para fazer as intervenções. Antes da inserção dos residentes em sala de aula foram feitas formações que de maneira geral, tratavam de temas relacionados a educação, ensino aprendizagem e didática, para que os residentes pudessem se preparar para lhe dar com os desafios diários da docência. Neste sentido, será feita uma análise reflexiva do comportamento e desenvolvimento e percurso dos residentes orientandos, bem como a importância e contribuição de projetos como esses para o enriquecimento na formação identitária de um graduando/professor em desenvolvimento.