Este relato destaca a importância do ensino de história para turmas do ensino médio (2° e 3° série) da Escola Cidadã Integral Irmã Joaquina Sampaio, localizada no munícipio de Campina Grande - PB, sob o programa de residência pedagógica, com foco na experiência da preceptora. A história oferece uma compreensão ampla das sociedades humanas ao longo do tempo, sendo essencial para a formação dos alunos. O programa de residência pedagógica, integrante da Política Nacional de Formação de Professores, busca aprimorar a prática educativa, proporcionando imersão no contexto escolar. Durante o programa, foram planejadas práticas que necessitaram da aplicação dos conhecimentos existentes dos residentes, de modo a avaliar e auxiliar na desenvoltura docente dos mesmos. Dentre as atividades executadas, como resultado do trabalho de orientação empenhado destaca-se a palestra "Retalhos do Nordeste", que discutiu a história e cultura nordestina com base em obras literárias. Assim, evidenciou-se que a vivência na escola sensibilizou a identidade profissional dos residentes, contribuindo para sua formação. O programa de residência fortalece a formação de professores para o Ensino Médio, permitindo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a reflexão sobre a prática docente. Enfim, elucidou-se que o preceptor desempenha papel fundamental ao agregar conhecimentos e estimular os residentes a refletirem sobre sua identidade como professores de história, contribuindo assim para o aprimoramento do ensino na escola.