Este trabalho apresenta a descrição das experiências de uma residente do curso de Licenciatura em Física, participante do programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), realizado de outubro de 2022 a dezembro de 2023. O objetivo é relatar as experiências teórico-práticas que contribuíram para o aprimoramento da formação acadêmica e profissional da residente. O estudo centrou-se na aplicação prática de conhecimentos adquiridos por meio de estudo de documentos educacionais, como o Projeto Pedagógico (PP), projeto de intervenção pedagógica (PIP) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O desenvolvimento do programa se deu em uma escola cidadã integral técnica do estado da Paraíba, e ocorreu em três etapas: a ambientação e estudo de documentos, as atividades de observação e a regência. O período de regência ocorreu em duas turmas de 1º série do ensino médio, nas quais foram abordados os conteúdos do Sistema Internacional de Medida e conversões, deslocamento, velocidade e aceleração, Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado, bem como as Leis de Newton. Durante a regência, foi elaborado um produto educacional com objetivo de explorar a terceira Lei de Newton de forma investigativa, por meio da experimentação, utilizando experimento de baixo custo. Além disso, foi elaborado um curso de física preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essas experiências proporcionaram aos residentes oportunidades significativas para aprimorar suas habilidades profissionais e sua formação educacional.