Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a participação no projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Targino Pereira e na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão. O projeto ocorreu de março a novembro de 2023 na primeira escola, e na segunda escola desde fevereiro e ainda está em andamento. O portfólio apresentado registra as atividades desenvolvidas, destacando as experiências vivenciadas em sala de aula. A participação no projeto permitiu uma imersão na sala de aula, proporcionando um entendimento mais profundo do trabalho docente em seus aspectos técnicos, teóricos e práticos. Essa experiência possibilitou adquirir conhecimento e desenvolver habilidades essenciais para a futura carreira como professora. Em consonância com a visão de Paulo Freire, o projeto buscou criar oportunidades para a produção e construção do conhecimento, estimulando a busca constante pelo saber. O relato evidencia a importância de conectar-se com a realidade da sala de aula, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento do aluno e à construção coletiva do conhecimento. O projeto PIBID foi uma oportunidade valiosa para aprimorar a prática pedagógica e preparar-se para os desafios da docência, contribuindo para uma educação de qualidade.