Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TRABALHANDO A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAISES HISPONOHABLANTES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106479
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "TRABALHANDO A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAISES HISPONOHABLANTES"
    "resumo" => "A diversidade cultural é um dos temas que se pode trabalhar no ensino e aprendizagem de língua estrangeira, tendo em vista que, ao se trabalhar a cultura em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer e compartilhar essa troca de conhecimentos, respeitando essas culturas. O presente trabalho tem como objetivo discutir como foi a minha experiência com o programa de residência pedagógica, no qual comecei a participar em maio de 2023. Para a realização deste trabalho utilizei como base, alguns artigos referentes ao tema proposto e o projeto que foi desenvolvido na escola juntamente com a professora orientadora e os demais residentes, que também estavam atuando na escola. No desenvolvimento do projeto buscamos trabalhar um pouco da diversidade cultural dos países hispano falantes, com as turmas do Ensino Fundamental - anos finais, mas especificamente nas turmas do 6º e 7º ano do turno da tarde na disciplina de espanhol, na qual estava ministrando as aulas. Para tanto, fizemos uso das metodologias ativas, na qual os alunos trouxeram uma pequena amostra da gastronomia, apresentações artísticas e exposições culturais dos países trabalhados. Foi utilizado como base teórica Gadotti (1992), Freire (1996) e Botelho (2001)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID72_TB268_15032024154408.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GENICLEA FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GENICLEA"
    "autor_email" => "maria.geniclea@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106479
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "TRABALHANDO A DIVERSIDADE CULTURAL DOS PAISES HISPONOHABLANTES"
    "resumo" => "A diversidade cultural é um dos temas que se pode trabalhar no ensino e aprendizagem de língua estrangeira, tendo em vista que, ao se trabalhar a cultura em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer e compartilhar essa troca de conhecimentos, respeitando essas culturas. O presente trabalho tem como objetivo discutir como foi a minha experiência com o programa de residência pedagógica, no qual comecei a participar em maio de 2023. Para a realização deste trabalho utilizei como base, alguns artigos referentes ao tema proposto e o projeto que foi desenvolvido na escola juntamente com a professora orientadora e os demais residentes, que também estavam atuando na escola. No desenvolvimento do projeto buscamos trabalhar um pouco da diversidade cultural dos países hispano falantes, com as turmas do Ensino Fundamental - anos finais, mas especificamente nas turmas do 6º e 7º ano do turno da tarde na disciplina de espanhol, na qual estava ministrando as aulas. Para tanto, fizemos uso das metodologias ativas, na qual os alunos trouxeram uma pequena amostra da gastronomia, apresentações artísticas e exposições culturais dos países trabalhados. Foi utilizado como base teórica Gadotti (1992), Freire (1996) e Botelho (2001)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID72_TB268_15032024154408.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GENICLEA FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GENICLEA"
    "autor_email" => "maria.geniclea@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A diversidade cultural é um dos temas que se pode trabalhar no ensino e aprendizagem de língua estrangeira, tendo em vista que, ao se trabalhar a cultura em sala de aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer e compartilhar essa troca de conhecimentos, respeitando essas culturas. O presente trabalho tem como objetivo discutir como foi a minha experiência com o programa de residência pedagógica, no qual comecei a participar em maio de 2023. Para a realização deste trabalho utilizei como base, alguns artigos referentes ao tema proposto e o projeto que foi desenvolvido na escola juntamente com a professora orientadora e os demais residentes, que também estavam atuando na escola. No desenvolvimento do projeto buscamos trabalhar um pouco da diversidade cultural dos países hispano falantes, com as turmas do Ensino Fundamental - anos finais, mas especificamente nas turmas do 6º e 7º ano do turno da tarde na disciplina de espanhol, na qual estava ministrando as aulas. Para tanto, fizemos uso das metodologias ativas, na qual os alunos trouxeram uma pequena amostra da gastronomia, apresentações artísticas e exposições culturais dos países trabalhados. Foi utilizado como base teórica Gadotti (1992), Freire (1996) e Botelho (2001).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.