Durante a participação no programa Residência Pedagógica, vinculada ao curso de Licenciatura em Física, foi experimentada uma significativa imersão no contexto educacional do ensino médio em Araruna, Paraíba. O processo ocorreu por meio de reuniões, planejamentos e intervenções, mediante a elaboração e implementação de sequências de ensino, com o objetivo de proporcionar uma abordagem mais acessível e envolvente para os alunos das escolas envolvidas, bem como obter resultados acerca das metodologias ativas empregadas. A Astronomia entrou no contexto dos dois momentos principais descritos no trabalho devido as escolhas realizadas no início do projeto. A interação contínua estabelecida com os supervisores pedagógicos e os colegas de residência desempenhou um papel crucial na melhoria das práticas pedagógicas. Adicionalmente, a imersão na comunidade local proporcionou uma compreensão mais aprofundada das realidades dos estudantes, contribuindo substancialmente para a adaptação eficiente das estratégias de ensino e suas respectivas reflexões. Por fim, destaco como a participação na Residência Pedagógica representou um marco relevante na formação, conferindo não apenas conhecimento prático e teórico, mas também uma compreensão mais abrangente do papel do educador.