O papel da escola na sociedade vai além do processo de ensino e aprendizagem, influenciando o desenvolvimento individual e coletivo dos indivíduos. A socialização é uma parte fundamental desse processo de construção dos saberes, nela jovens aprendem a interagir, desenvolvendo habilidades de comunicação e colaboração, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e tolerante. E é nesse contexto, que inserimos este trabalho e vinculamos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenhando um papel crucial como avaliação externa e unificada, servindo para admissão em cursos superiores e como indicador de qualidade escolar. Dentro das áreas avaliadas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que engloba disciplinas como Química, Física e Biologia, é onde os estudantes frequentemente encontram mais dificuldades. Para contribuir com a preparação para o ENEM, foram elaboradas propostas de aula sobre classificação das cadeias carbônica, centrada em questões socioambientais e alinhada à Competência Específica 1 da BNCC, visando a análise de fenômenos naturais e tecnológicos para propor ações que minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida. A proposta, de natureza qualitativa, foi desenvolvida por um bolsista do curso de licenciatura em Química, inserido no programa de Residência Pedagógica (PRP). A proposta foi aplicada em uma escola estadual de ensino técnico e integral, em uma turma de 3° ano do ensino médio. Foram realizadas três aulas, cada uma com duração de 50 minutos, abordando desde conceitos básicos de química orgânica até a resolução de questões do ENEM. Os resultados indicam que a proposta didática foi relevante para a promoção da aprendizagem dos conceitos de química orgânica, incentivando a reflexão crítica dos alunos e preparando-os para os desafios do ENEM e para uma participação ativa na sociedade.