O presente trabalho descreve a aplicação de metodologias ativas no ensino de química tendo como tema gerador plantas medicinais, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB. A utilização de metodologias ativas na sala de aula tem o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas e auxiliar na fixação de conteúdos, evidenciando a importância de ter uma aula mais contextualizada, trazendo questões do cotidiano do aluno para uma melhor visualização do conteúdo apresentado. Baseiou-se em um estudo de caso que para coleta de dados se utilizou a observação direta, documentos e registros fotográficos e arquivos, sendo esse espaço de coleta de dados a sala de aula e a participação dos alunos matriculados na disciplina eletiva. Foi possível observar, ao longo das aulas, o crescente aprendizado dos alunos e a fixação do conteúdo quando se propõe utilizar algum tipo de metodologia ativa, aumentando a participação, criatividade e o entusiasmo a aprender. Quando se relacionou o assunto estudado com o cotidiano ou com representações já conhecidas, percebeu-se uma maior atenção e curiosidade, evidenciando assim a importãncia de trazer o dia a dia para sala de aula. Concluiu-se que é relevante dinamizar as aulas e utilizar metodologias ativas como ferramentas que ajudam no conhecimento implementado em sala de aula.