Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INICIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106363
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 554
    "titulo" => "INICIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O professor em sala de aula tem como preocupação diária ensinar os conteúdos da sua matéria conseguindo causar interesse e participação dos alunos. Este trabalho visa expor e refletir sobre a minha experiência como residente de Matemática, em turmas da 3ª série do Ensino Médio em uma escola em tempo integral da rede estadual de ensino da Paraíba. Como licencianda em Matemática tive a oportunidade de ingressar no Programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES e em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Relato uma experiência com o ensino de matemática financeira usando planilhas eletrônicas e o Karrot. Notamos que no contexto atual da sociedade o uso de novas ferramentas é crucial para estimular o aprendizado de matemática, mudando a rotina da aula e despertando o interesse do aluno. Participar deste projeto de formação de professores foi um divisor de águas, pois pude estabelecer e experimentar a relação entre teoria e a prática docente que eu ainda não tinha vivenciado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID554_TB150_09032024131028.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANETE MELO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JANETE MELO ROD"
    "autor_email" => "janete.imaculada@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106363
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 554
    "titulo" => "INICIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O professor em sala de aula tem como preocupação diária ensinar os conteúdos da sua matéria conseguindo causar interesse e participação dos alunos. Este trabalho visa expor e refletir sobre a minha experiência como residente de Matemática, em turmas da 3ª série do Ensino Médio em uma escola em tempo integral da rede estadual de ensino da Paraíba. Como licencianda em Matemática tive a oportunidade de ingressar no Programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES e em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Relato uma experiência com o ensino de matemática financeira usando planilhas eletrônicas e o Karrot. Notamos que no contexto atual da sociedade o uso de novas ferramentas é crucial para estimular o aprendizado de matemática, mudando a rotina da aula e despertando o interesse do aluno. Participar deste projeto de formação de professores foi um divisor de águas, pois pude estabelecer e experimentar a relação entre teoria e a prática docente que eu ainda não tinha vivenciado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID554_TB150_09032024131028.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANETE MELO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JANETE MELO ROD"
    "autor_email" => "janete.imaculada@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O professor em sala de aula tem como preocupação diária ensinar os conteúdos da sua matéria conseguindo causar interesse e participação dos alunos. Este trabalho visa expor e refletir sobre a minha experiência como residente de Matemática, em turmas da 3ª série do Ensino Médio em uma escola em tempo integral da rede estadual de ensino da Paraíba. Como licencianda em Matemática tive a oportunidade de ingressar no Programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES e em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Relato uma experiência com o ensino de matemática financeira usando planilhas eletrônicas e o Karrot. Notamos que no contexto atual da sociedade o uso de novas ferramentas é crucial para estimular o aprendizado de matemática, mudando a rotina da aula e despertando o interesse do aluno. Participar deste projeto de formação de professores foi um divisor de águas, pois pude estabelecer e experimentar a relação entre teoria e a prática docente que eu ainda não tinha vivenciado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.