Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA VARETA GEOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106352
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 88
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA VARETA GEOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta uma crítica ao ensino de Geografia pautado na ausência da ludicidade como um instrumento potencializador das aulas de Geografia, e ao mesmo tempo, sugere uma ideia de recurso didático que pode ser usado para trabalhar qualquer assunto Geográfico, ou em áreas afins: a vareta geográfica. Dessa forma, imerso em sala de aula pelo Programa Residência Pedagógica, ainda, em uma fase inicial de observação do programa, ficou evidente a falta da propagação do lúdico no ensino de Geografia, e isso, estava a contribuir para desmotivar os alunos a quererem estudar. Em uma fase adiante do programa, a regência das aulas começaram, diante disso, surgiu a proposta em criar recursos didáticos para trabalhar assuntos geográficos com o objetivo de resgatar o interesse dos alunos sobre os estudos. A metodologia usada para a construção deste relato abarcou experiências pessoais, uma revisão bibliográfica, juntamente com a produção de recursos didáticos. Em cada aula ministrada, um recurso didático foi criado. Dessa forma, pela adoção do lúdico em sala de aula foi possível perceber que os alunos se interessam a quererem estudar de forma mais espontânea quando recursos didáticos fazem parte das aulas como um instrumento de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID88_TB137_04032024171212.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO FERREIR"
    "autor_email" => "ricardo.ferreira.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106352
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 88
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA VARETA GEOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta uma crítica ao ensino de Geografia pautado na ausência da ludicidade como um instrumento potencializador das aulas de Geografia, e ao mesmo tempo, sugere uma ideia de recurso didático que pode ser usado para trabalhar qualquer assunto Geográfico, ou em áreas afins: a vareta geográfica. Dessa forma, imerso em sala de aula pelo Programa Residência Pedagógica, ainda, em uma fase inicial de observação do programa, ficou evidente a falta da propagação do lúdico no ensino de Geografia, e isso, estava a contribuir para desmotivar os alunos a quererem estudar. Em uma fase adiante do programa, a regência das aulas começaram, diante disso, surgiu a proposta em criar recursos didáticos para trabalhar assuntos geográficos com o objetivo de resgatar o interesse dos alunos sobre os estudos. A metodologia usada para a construção deste relato abarcou experiências pessoais, uma revisão bibliográfica, juntamente com a produção de recursos didáticos. Em cada aula ministrada, um recurso didático foi criado. Dessa forma, pela adoção do lúdico em sala de aula foi possível perceber que os alunos se interessam a quererem estudar de forma mais espontânea quando recursos didáticos fazem parte das aulas como um instrumento de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID88_TB137_04032024171212.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO FERREIR"
    "autor_email" => "ricardo.ferreira.silva@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma crítica ao ensino de Geografia pautado na ausência da ludicidade como um instrumento potencializador das aulas de Geografia, e ao mesmo tempo, sugere uma ideia de recurso didático que pode ser usado para trabalhar qualquer assunto Geográfico, ou em áreas afins: a vareta geográfica. Dessa forma, imerso em sala de aula pelo Programa Residência Pedagógica, ainda, em uma fase inicial de observação do programa, ficou evidente a falta da propagação do lúdico no ensino de Geografia, e isso, estava a contribuir para desmotivar os alunos a quererem estudar. Em uma fase adiante do programa, a regência das aulas começaram, diante disso, surgiu a proposta em criar recursos didáticos para trabalhar assuntos geográficos com o objetivo de resgatar o interesse dos alunos sobre os estudos. A metodologia usada para a construção deste relato abarcou experiências pessoais, uma revisão bibliográfica, juntamente com a produção de recursos didáticos. Em cada aula ministrada, um recurso didático foi criado. Dessa forma, pela adoção do lúdico em sala de aula foi possível perceber que os alunos se interessam a quererem estudar de forma mais espontânea quando recursos didáticos fazem parte das aulas como um instrumento de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.