O artigo descreve uma experiência educacional realizada em dois módulos distintos. No primeiro módulo, o autor ministrou aulas de Cinemática Vetorial para uma turma do 2º ano, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os alunos resolveram problemas práticos relacionados ao movimento e à análise vetorial, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos. No segundo módulo, o autor trabalhou com uma turma do 3º ano, abordando Eletrônica Básica. A metodologia experimental foi adotada, proporcionando aos alunos uma aprendizagem prática e participativa. Os alunos montaram circuitos eletrônicos simples, interagiram com componentes e compreenderam os princípios básicos da eletrônica. Ambos os módulos foram realizados na Escola Cidadã Integral Dr. Tercilio Teixeira Da Cruz, em Tacima-PB. A escola, comprometida com uma abordagem educacional integral, ofereceu um ambiente propício para os módulos, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Estimula o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de comunicação e a colaboração entre os estudantes. A abordagem experimental enfatiza a aprendizagem prática e a exploração ativa dos conceitos por meio de experimentos. Os alunos vivenciaram os princípios teóricos na prática, realizando experimentos, observando resultados e tirando conclusões. Durante os encontros entre bolsistas e orientadores, foram desenvolvidos planejamentos e problemas para grupos de três alunos. A metodologia ABP e experimental foi aplicada nas aulas de Física, visando melhorar o desempenho dos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa. A análise dos questionários indicou uma melhoria substancial no desempenho dos alunos. O objetivo principal é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, estimulando suas habilidades para o cotidiano. Isso é alcançado por meio de um ambiente estimulante, onde os alunos participam ativamente, resolvem problemas e refletem criticamente