Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RELATOR DE EXPERIÊNCIA: UMA APRENDIGAGEM ATIVA PARA OS ALUNOS DO ESINO MEDIO DA CIDADE DE TACIMA-PB.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106570
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "RELATOR DE EXPERIÊNCIA: UMA APRENDIGAGEM ATIVA PARA OS ALUNOS DO ESINO MEDIO DA CIDADE DE TACIMA-PB."
    "resumo" => "O artigo descreve uma experiência educacional realizada em dois módulos distintos. No primeiro módulo, o autor ministrou aulas de Cinemática Vetorial para uma turma do 2º ano, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os alunos resolveram problemas práticos relacionados ao movimento e à análise vetorial, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos. No segundo módulo, o autor trabalhou com uma turma do 3º ano, abordando Eletrônica Básica. A metodologia experimental foi adotada, proporcionando aos alunos uma aprendizagem prática e participativa. Os alunos montaram circuitos eletrônicos simples, interagiram com componentes e compreenderam os princípios básicos da eletrônica. Ambos os módulos foram realizados na Escola Cidadã Integral Dr. Tercilio Teixeira Da Cruz, em Tacima-PB. A escola, comprometida com uma abordagem educacional integral, ofereceu um ambiente propício para os módulos, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Estimula o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de comunicação e a colaboração entre os estudantes. A abordagem experimental enfatiza a aprendizagem prática e a exploração ativa dos conceitos por meio de experimentos. Os alunos vivenciaram os princípios teóricos na prática, realizando experimentos, observando resultados e tirando conclusões. Durante os encontros entre bolsistas e orientadores, foram desenvolvidos planejamentos e problemas para grupos de três alunos. A metodologia ABP e experimental foi aplicada nas aulas de Física, visando melhorar o desempenho dos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa. A análise dos questionários indicou uma melhoria substancial no desempenho dos alunos. O objetivo principal é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, estimulando suas habilidades para o cotidiano. Isso é alcançado por meio de um ambiente estimulante, onde os alunos participam ativamente, resolvem problemas e refletem criticamente"
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID273_TB371_23032024211123.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HONÓRIO DA CRUZ NETO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO NETO"
    "autor_email" => "pedro.net2001@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106570
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 371
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "RELATOR DE EXPERIÊNCIA: UMA APRENDIGAGEM ATIVA PARA OS ALUNOS DO ESINO MEDIO DA CIDADE DE TACIMA-PB."
    "resumo" => "O artigo descreve uma experiência educacional realizada em dois módulos distintos. No primeiro módulo, o autor ministrou aulas de Cinemática Vetorial para uma turma do 2º ano, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os alunos resolveram problemas práticos relacionados ao movimento e à análise vetorial, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos. No segundo módulo, o autor trabalhou com uma turma do 3º ano, abordando Eletrônica Básica. A metodologia experimental foi adotada, proporcionando aos alunos uma aprendizagem prática e participativa. Os alunos montaram circuitos eletrônicos simples, interagiram com componentes e compreenderam os princípios básicos da eletrônica. Ambos os módulos foram realizados na Escola Cidadã Integral Dr. Tercilio Teixeira Da Cruz, em Tacima-PB. A escola, comprometida com uma abordagem educacional integral, ofereceu um ambiente propício para os módulos, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Estimula o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de comunicação e a colaboração entre os estudantes. A abordagem experimental enfatiza a aprendizagem prática e a exploração ativa dos conceitos por meio de experimentos. Os alunos vivenciaram os princípios teóricos na prática, realizando experimentos, observando resultados e tirando conclusões. Durante os encontros entre bolsistas e orientadores, foram desenvolvidos planejamentos e problemas para grupos de três alunos. A metodologia ABP e experimental foi aplicada nas aulas de Física, visando melhorar o desempenho dos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa. A análise dos questionários indicou uma melhoria substancial no desempenho dos alunos. O objetivo principal é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, estimulando suas habilidades para o cotidiano. Isso é alcançado por meio de um ambiente estimulante, onde os alunos participam ativamente, resolvem problemas e refletem criticamente"
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID273_TB371_23032024211123.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HONÓRIO DA CRUZ NETO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO NETO"
    "autor_email" => "pedro.net2001@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O artigo descreve uma experiência educacional realizada em dois módulos distintos. No primeiro módulo, o autor ministrou aulas de Cinemática Vetorial para uma turma do 2º ano, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os alunos resolveram problemas práticos relacionados ao movimento e à análise vetorial, o que contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos. No segundo módulo, o autor trabalhou com uma turma do 3º ano, abordando Eletrônica Básica. A metodologia experimental foi adotada, proporcionando aos alunos uma aprendizagem prática e participativa. Os alunos montaram circuitos eletrônicos simples, interagiram com componentes e compreenderam os princípios básicos da eletrônica. Ambos os módulos foram realizados na Escola Cidadã Integral Dr. Tercilio Teixeira Da Cruz, em Tacima-PB. A escola, comprometida com uma abordagem educacional integral, ofereceu um ambiente propício para os módulos, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Estimula o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de comunicação e a colaboração entre os estudantes. A abordagem experimental enfatiza a aprendizagem prática e a exploração ativa dos conceitos por meio de experimentos. Os alunos vivenciaram os princípios teóricos na prática, realizando experimentos, observando resultados e tirando conclusões. Durante os encontros entre bolsistas e orientadores, foram desenvolvidos planejamentos e problemas para grupos de três alunos. A metodologia ABP e experimental foi aplicada nas aulas de Física, visando melhorar o desempenho dos alunos e proporcionar uma aprendizagem significativa. A análise dos questionários indicou uma melhoria substancial no desempenho dos alunos. O objetivo principal é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa, estimulando suas habilidades para o cotidiano. Isso é alcançado por meio de um ambiente estimulante, onde os alunos participam ativamente, resolvem problemas e refletem criticamente

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.