Neste trabalho tenho como objetivo relatar a minha experiência no programa Residência Pedagógica nas escolas ECI Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz e ECIT Prof. Bráulio Maia Júnior na cidade de Campina Grande, Paraíba. Descrevo como a experiência em sala de aula contribuiu para a minha formação enquanto licencianda em Letras Inglês. Desse modo, farei reflexões a partir da prática de ensino nas instituições referidas, ou seja, como ocorreu a execução das aulas a partir do planejamento da Sequência Didática. Além disso, discuto sobre as ações tomadas para superar os desafios ao longo das regências, sendo que foi necessário fazer algumas alterações no planejamento para que fosse possível adequar-se à necessidade das turmas. Por fim, faço observações sobre como o docente não deixará de fazer reflexões sobre sua prática de ensino, uma vez que, cada sala de aula é uma realidade diferente. Assim, o professor está sujeito a refletir antes de entrar em sala de aula, durante a prática e ao sair do ambiente escolar. Dessa forma, sua formação se torna contínua por estar atrelada às suas experiências enquanto docente. Ademais, me apoiarei nas discussões de Paulo Freire (1987) e Perrenoud (2002) acerca do papel do ensino para a formação de um cidadão crítico e a importância do professor reflexivo.