Este trabalho é um relato de nossa experiência como bolsista do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Centro de Ciências Humanas e Exatas, campus VI, da Universidade Estadual da Paraíba. A nossa intervenção aconteceu em uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural de Monteiro (PB) e centrou-se no estudo e na leitura do gênero carta pessoal. Para tanto, utilizamos o livro Cartas Para a Minha Mãe, de Teresa Cárdenas, como base para a leitura e extração de modelos para as cartas dos alunos. O embasamento teórico para a proposta seguiu as orientações de Cosson (2009, 2016), Rojo e Barbosa (2015) e Zilberman (1987). O resultado da experiência foi a produção de cartas pessoais pelos alunos, destinadas a familiares e amigos distantes. Além do evidente domínio do gênero, a iniciativa permitiu uma compreensão mais aprofundada do contexto familiar e das vivências dos estudantes. Isso contribuiu significativamente para o planejamento das sequências didáticas subsequentes, facilitando a adaptação da prática docente com base nas necessidades e interesses específicos da turma. A experiência foi considerada bem-sucedida não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também por proporcionar uma aprendizagem significativa e um melhor entendimento das realidades individuais dos alunos.