Este relato destina-se a compartilhar a rica experiência de incluir jogos matemáticos durante o programa de residência pedagógica na Escola Miguel Santa Cruz, abrangendo a exploração de metodologias inovadoras na condução de aulas específicas e colaborativas em parceria com o preceptor. Ao longo do relato, descrevo detalhadamente a metodologia durante minha regência na turma do 1o Série B do Ensino Médio da escola, desde o planejamento cuidadoso até a intervenção prática. Destaco uma intervenção particularmente enriquecedora, na qual utilizei um jogo matemático “enigma das funções” uma maneira para facilitar a compreensão do conceito de funções, proporcionando uma experiência de aprendizado envolvente e prazerosa para os alunos durante o Programa de Residência Pedagógica. Durante o programa de residência pedagógica na Escola Miguel Santa Cruz, em parceria com o preceptor, busquei explorar metodologias inovadoras para conduzir aulas colaborativas. Na minha regência na turma do 1o Série B do Ensino Médio, adotei uma abordagem cuidadosa desde o planejamento até a intervenção prática. Um dos destaques foi a utilização de estratégias que facilitassem a compreensão do conceito de funções. Essa intervenção específica proporcionou uma experiência de aprendizado envolvente e prazerosa para os alunos durante o Programa de Residência Pedagógica. Ao planejar as atividades, levei em con sideração n ão apen as os objet ivos de apren dizagem , m as t am bém as caract eríst icas e necessidades da turma. A interação constante com o preceptor também foi essencial para aprimorar minhas habilidades pedagógicas e refinar as estratégias utilizadas. Essa experiência na Escola Miguel Santa Cruz não apenas fortaleceu minha paixão pelo ensino, mas também solidificou minha crença na eficácia de abordagens criativas e centradas no aluno.