O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das possibilidades pedagógicas no processo de ensino e aprendizado na disciplina de História, partindo do pressuposto de Gamificação enquanto recurso interativo entre professor e alunos por intermédio de uma linguagem lúdica. Considerando a popularidade na perspectiva de entretenimento e diversão, a adequação do universo dos jogos, os quais não foram pensados originalmente para fins didáticos, para sala de aula desperta determinada curiosidade e descontração ao passo que favorece o aprendizado. A integração do lúdico as práticas pedagógicas tenta romper com a monocultura de ensino, colocando o aluno como participante na construção de conhecimento enquanto este analisa narrativas e percepções sobre o tempo e espaço. Nesta premissa, este trabalho descreve o processo prático desenvolvido durante a Residência Pedagógica com a utilização do “Dominó Histórico”, jogo produzido pela residente no percurso da graduação na Universidade Estadual da Paraíba, e aplicado nos anos finais do Ensino Fundamental II. Alinhado com os objetivos, competências e habilidades didáticos específicos da unidade temática, a dinâmica interage como maneira de fixar e avaliar a concepção do alunado sobre o conteúdo proposto, como a criticidade e problematização acerca dos eventos . Para tanto, apoia-se no levantamento de ideias da Pedagogia Histórico-Critica, perspectivas de Gamificação e Metodologias Ativas para ponderar as características básicas, desafios e resultados da aplicação prática.