Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO PROTAGONISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106254
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 358
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO PROTAGONISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "As práticas escolares desenvolvidas pelo professor e o papel social da escola, nas últimas décadas, vem passando por inúmeros debates acerca dos conteúdos abordados e ensinados aos alunos, além de gerarem reflexões sobre o seu papel social frente aos desafios contemporâneos. A partir dessa problemática, se destaca a figura do professor que diante de tais questões e necessidades, busca responder, mesmo diante de suas limitações, positivamente a esses desafios. Surgem práticas que perpassam o espaço da sala de aula, e refletem a vivência do aluno, os desafios e dificuldades do processo ensino aprendizagem como um todo. Assim, nosso artigo surge de práticas exitosas, desenvolvidas na sala de aula, em uma turma do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Práticas estas que consideram o conhecimento de mundo acumulado pelos alunos, suas dificuldades no processo de aprendizagem e os instiga a superar e transformar as mesmas em conhecimento prático, que reverberam em seu cotidiano. Para tanto, faremos um recorte daquilo que fomos captando, para descrever e analisá-los. Tomaremos por base alguns autores que abordam e debatem sobre o assunto proposto e apresentaremos ao longo do texto, as possibilidades de um trabalho que parte da realidade do aluno e que por estes é reconstruído e ressignificado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID358_TB12_06032024151442.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Daniele Martins"
    "autor_email" => "danieleprof915@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106254
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 358
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO PROTAGONISTA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "As práticas escolares desenvolvidas pelo professor e o papel social da escola, nas últimas décadas, vem passando por inúmeros debates acerca dos conteúdos abordados e ensinados aos alunos, além de gerarem reflexões sobre o seu papel social frente aos desafios contemporâneos. A partir dessa problemática, se destaca a figura do professor que diante de tais questões e necessidades, busca responder, mesmo diante de suas limitações, positivamente a esses desafios. Surgem práticas que perpassam o espaço da sala de aula, e refletem a vivência do aluno, os desafios e dificuldades do processo ensino aprendizagem como um todo. Assim, nosso artigo surge de práticas exitosas, desenvolvidas na sala de aula, em uma turma do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Práticas estas que consideram o conhecimento de mundo acumulado pelos alunos, suas dificuldades no processo de aprendizagem e os instiga a superar e transformar as mesmas em conhecimento prático, que reverberam em seu cotidiano. Para tanto, faremos um recorte daquilo que fomos captando, para descrever e analisá-los. Tomaremos por base alguns autores que abordam e debatem sobre o assunto proposto e apresentaremos ao longo do texto, as possibilidades de um trabalho que parte da realidade do aluno e que por estes é reconstruído e ressignificado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID358_TB12_06032024151442.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Daniele Martins"
    "autor_email" => "danieleprof915@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

As práticas escolares desenvolvidas pelo professor e o papel social da escola, nas últimas décadas, vem passando por inúmeros debates acerca dos conteúdos abordados e ensinados aos alunos, além de gerarem reflexões sobre o seu papel social frente aos desafios contemporâneos. A partir dessa problemática, se destaca a figura do professor que diante de tais questões e necessidades, busca responder, mesmo diante de suas limitações, positivamente a esses desafios. Surgem práticas que perpassam o espaço da sala de aula, e refletem a vivência do aluno, os desafios e dificuldades do processo ensino aprendizagem como um todo. Assim, nosso artigo surge de práticas exitosas, desenvolvidas na sala de aula, em uma turma do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Práticas estas que consideram o conhecimento de mundo acumulado pelos alunos, suas dificuldades no processo de aprendizagem e os instiga a superar e transformar as mesmas em conhecimento prático, que reverberam em seu cotidiano. Para tanto, faremos um recorte daquilo que fomos captando, para descrever e analisá-los. Tomaremos por base alguns autores que abordam e debatem sobre o assunto proposto e apresentaremos ao longo do texto, as possibilidades de um trabalho que parte da realidade do aluno e que por estes é reconstruído e ressignificado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.