Esta pesquisa propõe um estudo sobre os dez anos do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES - UNITA, considerando que é uma temática que deve estabelecer diálogos em seu processo inicial de formação na perspectiva profissional e docente. Tem como objetivo conhecer a importância da criação do curso de Licenciatura em Educação Física, para o desenvolvimento da região. Na organização do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo do ensino superior e a formação docente, pois trazer a criação do único curso de Licenciatura de forma presencial da região do agreste pernambucano, é fortalecer a formação docente e o sistema educacional da região. Assim sendo, a formação inicial do professor de Educação Física não se encontra centralizada apenas na aquisição de conhecimentos profissionais, manifesta também a sua preocupação com a obtenção em desenvolver habilidades e atitudes importantes para a formação docente, ou seja, a completude cidadã. O método de pesquisa utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e com o estudo exploratório, realizado através do instrumento de investigação um questionário no google forms com os docentes do curso de Licenciatura em Educação Física. Os principais resultados foram centralizados na aquisição dos conhecimentos profissionais pelos professores, manifestando a preocupação em desenvolver aptidões e atitudes importantes para a atuação docente e a transformação social, porquanto a instituição recebe seus estudantes de diversas cidades do agreste e sertão pernambucano. Firmando assim, o compromisso, comprometimento e respeito da instituição para com desenvolvimento profissional dos discentes e futuros professores, com a missão de formar profissionais cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.