O presente artigo parte da dissertação de mestrado Educação em Direitos Humanos e Educação de Jovens e Adultos: Representações Sociais de professores e alunos sobre a inserção da temática Direitos Humanos no currículo da EJA, o recorte que fizemos visa discutir os resultados encontrados por intermédio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou o método do estudo de caso e as técnicas para coleta de informações foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas com duas professoras e grupo focal com 12 alunos. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo inspirado em Bardin (2006) e Franco (2012). A motivação emergiu das itinerâncias enquanto alfabetizadora de jovens e adultos da pesquisadora. Partindo dessa inquietação, traçamos a seguinte questão para nortear esta pesquisa: Quais as representações sociais de professores e alunos acerca da inserção da Educação em Direitos Humanos no currículo da Educação de Jovens e Adultos na cidade de Ubaitaba-Bahia? O estudo revelou que a EDH foi inserida no currículo da EJA do município de Ubaitaba-Bahia em disciplinas isoladas, mas é trabalhada de forma aleatória. Neste estudo, iremos tratar sobre as representações sociais dos professores sobre a inserção da EDH no currículo da EJA no município de Ubaitaba. Essas representações indicam o quanto as questões relacionadas à EDH são pouco discutidas no município e, por conseguinte existe um silenciamento das professoras.