Este artigo tem como objetivo questionar, analisar e compreender alguns dos modos como o tema religião atravessa a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas e se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos, das escolas dos sujeitos dessa investigação. Assim, o presente estudo financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos, das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a religião é um tema visível e corrente, e muitas vezes não é problematizada; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos.