AS FORMAÇÕES CONTINUADAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE E RELIGIÃO: ATRAVESSAMENTOS (IM)PENSÁVEIS
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10523 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1199 "titulo" => "AS FORMAÇÕES CONTINUADAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE E RELIGIÃO: ATRAVESSAMENTOS (IM)PENSÁVEIS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo questionar, analisar e compreender alguns dos modos como o tema religião atravessa a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas e se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos, das escolas dos sujeitos dessa investigação. Assim, o presente estudo financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos, das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a religião é um tema visível e corrente, e muitas vezes não é problematizada; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Modos de Subjetivação" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, POLÍTICAS PÚBLICAS, RELIGIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA4_ID1199_03052015210626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA PENALVO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA PENALVO" "autor_email" => "claudiapenalvo@somos.org." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10523 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1199 "titulo" => "AS FORMAÇÕES CONTINUADAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE E RELIGIÃO: ATRAVESSAMENTOS (IM)PENSÁVEIS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo questionar, analisar e compreender alguns dos modos como o tema religião atravessa a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para professoras/es das redes públicas e se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos, das escolas dos sujeitos dessa investigação. Assim, o presente estudo financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS busca, sobretudo, perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos, das escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a religião é um tema visível e corrente, e muitas vezes não é problematizada; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Modos de Subjetivação" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, POLÍTICAS PÚBLICAS, RELIGIÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA4_ID1199_03052015210626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA PENALVO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA PENALVO" "autor_email" => "claudiapenalvo@somos.org." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }