O presente artigo trata da evolução do gênero feminino no âmbito educacional com o objetivo de fazer uma análise crítica e reflexiva em ralação ao tratamento diferenciado entre meninos e meninas dentro dos centros educacionais propagados pelos próprios educadores através de uma educação básica. A implementação do termo “gênero” em escolas e a falta de práticas pedagógicas coerentes com a atualidade, evitando questões morais e religiosas nessa aplicação tão necessária nos dias de hoje. Trata-se de mostrar a importância da luta feminista pela igualdade e mostrar de forma real a realidade atingida por tais lutas, retratando passo a passo os avanços lentos, porém, significativos, alcançados pela reivindicação de toda população para com a classe feminina. A pesquisa é descritiva, com abordagem dedutiva e natureza bibliográfica, com o objetivo de esclarecer toda a temática que será abordada no presente artigo, de forma a obter um resultado consistente sobre o assunto abordado. A conclusão do tema deste artigo se deu através de exames perante a leis vigentes, a cultura do país e as políticas públicas atuantes, tentando assim, tornar de forma igualitária a perspectiva trabalhista, social, humana e cultural do gênero feminino.