Este estudo aborda a relação entre teoria e prática docente de modo que a educação pela pesquisa pode e, devem ser praticadas nas escolas, pois a “trilogia’’- teoria/prática/pesquisa são inerentes ao processo da docência. O estudo objetiva verificar se os professores de ensino de Ciências Naturais de uma escola pública municipal têm utilizados a pesquisa (produção de autoria) como suporte, instrumento e/ou estratégia pedagógica para as práticas das aulas de Ciências Naturais nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. O trabalho caracteriza-se em estudo de caso de caráter qualitativo e descritivo Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras investigação para o ensino e aprendizagem; as dificuldades encontradas; os métodos científicos que as professoras têm utilizados nas aulas de Ciências Naturais em suas respectivas turmas de Ensino de Ciências Naturais de uma escola pública de um município no interior da Bahia, docentes do 6º ano da educação básica. Os resultados apontam que as professoras são licenciadas em Ciências Biológicas, concursadas na rede e com mais de cinco anos de regência de classe. Apresentando ainda como resultados, a concepção dos professores sobre a relação entre teoria e prática de ensino a partir da investigação; a pesquisa (autoria) como estratégia de ensino; as vantagens e relevância da. Desse modo, o trabalho constata que, as docentes têm sido reféns dos livros didáticos, atribuindo a falta de laboratório como sinônimo para as dificuldades de pesquisas; justificam não praticar a pesquisa científica por desconhecimento dos procedimentos e por não ter tido familiaridade com ela na formação inicial. Além dessas constatações, o estudo traz outras pontuações pertinentes para a discussão a respeito da prática do professor (e professor pesquisador) e pesquisa na educação básica. Concluí-se que, a educação pela pesquisa pode (e deve) ser a condição de promover a aprendizagem do sujeito e o desenvolvimento da consciência crítica.