Pesquisas têm apontado para a importância do letramento acadêmico e da docência reflexiva, assim como da prática de professor pesquisador para as novas demandas de educação para a formação do novo docente de Língua Inglesa com objetivo de atender às atuais necessidades de aprendizado como preparação para a atuação e transformação por parte dos alunos no contexto no qual estão inseridos. Esse trabalho tem como objetivo investigar até que ponto uma Sequência Didática (SD), já elaborada, pode influenciar no desenvolvimento do professor de língua inglesa em formação numa perspectiva de prática de docente pesquisador/reflexivo em um contexto de letramento acadêmico. Esta pesquisa é um estudo de caso desenvolvido em uma escola Estadual da Rede Pública de ensino, com aulas ministradas no período noturno na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA) do último ano do Ensino Médio, durante os meses de setembro e outubro em uma turma com aproximadamente vinte e cinco alunos. Como suporte teórico para o desenvolvimento dessa pesquisa, nos embasamos em Antônio Nóvoa (2001) e Oliveira (2010) acerca do professor pesquisador; Maria Emília Cruz (2007) e Michele Cruz (2007) acerca do letramento docente; Perrenoud (2001) acerca do professor reflexivo. Tivemos como base também os estudos de Joaquim Dolz (et al. 2004) no que diz respeito a formulação de Sequências Didáticas. A partir desses estudos, podemos concluir, de forma parcial, que as discussões teóricas em sala de aula e a aplicação de uma SD, até então, têm contribuído para que os estagiários tenham desenvolvido uma postura reflexiva, o que tem suscitado o interesse em desenvolver uma breve pesquisa acerca da prática docente do professor em formação tendo com fundamento este material didático.