Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: USANDO OS RECURSOS MIDIÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: EDUCOMUNICAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIAS Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9831
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: USANDO OS RECURSOS MIDIÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas na Escola Municipal José Guilhermino Barbosa, localizada no bairro do Velame, em Campina Grande (PB). Onde a mesma foi campo de estágio para o desenvolvimento de diversas atividades educomunicativas voltadas ao ensino da língua portuguesa, e principalmente no que se refere ao processo de produção textual e leitura dos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental. Fazendo uso de uma metodologia aberta e horizontal, onde todos compartilhavam seus pensamentos, objetivou-se contribuir, de forma diferenciada, na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade fazendo uso da mídia radiofônica, impressa, fotográfica e de vídeo para que assim fosse possível capacitá-los de conhecimento e habilidades especiais, tanto de produção oral, quanto de produção escrita. Foram diversas oficinas e palestras de cunho dinâmico e criativo durante as aulas, que propiciaram aos alunos a adquirirem uma linguagem e uma capacidade útil e necessária para a vivência e relacionamento destes com os meios de comunicação, bem como a utilização desses recursos e aparatos tecnológicos na sala de aula onde todos são protagonistas do conhecimento oferecendo momentos na escola para que, o futuro cidadão, venha sentir-se valorizado e participante de grande parte dos assuntos que a sociedade debate. Para tanto, foi necessário e usado para fundamentação teórica, estudos de SOARES (2011), FREIRE (2002), MATÊNCIO (1994) e outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_18_14_idinscrito_231_89c25da1bc31f8926683f4f349a9defa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIELSON RICARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDIELSON"
    "autor_email" => "edielsonricardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9831
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 225
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS: USANDO OS RECURSOS MIDIÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas na Escola Municipal José Guilhermino Barbosa, localizada no bairro do Velame, em Campina Grande (PB). Onde a mesma foi campo de estágio para o desenvolvimento de diversas atividades educomunicativas voltadas ao ensino da língua portuguesa, e principalmente no que se refere ao processo de produção textual e leitura dos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental. Fazendo uso de uma metodologia aberta e horizontal, onde todos compartilhavam seus pensamentos, objetivou-se contribuir, de forma diferenciada, na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade fazendo uso da mídia radiofônica, impressa, fotográfica e de vídeo para que assim fosse possível capacitá-los de conhecimento e habilidades especiais, tanto de produção oral, quanto de produção escrita. Foram diversas oficinas e palestras de cunho dinâmico e criativo durante as aulas, que propiciaram aos alunos a adquirirem uma linguagem e uma capacidade útil e necessária para a vivência e relacionamento destes com os meios de comunicação, bem como a utilização desses recursos e aparatos tecnológicos na sala de aula onde todos são protagonistas do conhecimento oferecendo momentos na escola para que, o futuro cidadão, venha sentir-se valorizado e participante de grande parte dos assuntos que a sociedade debate. Para tanto, foi necessário e usado para fundamentação teórica, estudos de SOARES (2011), FREIRE (2002), MATÊNCIO (1994) e outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, MÍDIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_18_14_idinscrito_231_89c25da1bc31f8926683f4f349a9defa.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIELSON RICARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDIELSON"
    "autor_email" => "edielsonricardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho visa relatar as atividades desenvolvidas na Escola Municipal José Guilhermino Barbosa, localizada no bairro do Velame, em Campina Grande (PB). Onde a mesma foi campo de estágio para o desenvolvimento de diversas atividades educomunicativas voltadas ao ensino da língua portuguesa, e principalmente no que se refere ao processo de produção textual e leitura dos alunos da primeira fase do Ensino Fundamental. Fazendo uso de uma metodologia aberta e horizontal, onde todos compartilhavam seus pensamentos, objetivou-se contribuir, de forma diferenciada, na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade fazendo uso da mídia radiofônica, impressa, fotográfica e de vídeo para que assim fosse possível capacitá-los de conhecimento e habilidades especiais, tanto de produção oral, quanto de produção escrita. Foram diversas oficinas e palestras de cunho dinâmico e criativo durante as aulas, que propiciaram aos alunos a adquirirem uma linguagem e uma capacidade útil e necessária para a vivência e relacionamento destes com os meios de comunicação, bem como a utilização desses recursos e aparatos tecnológicos na sala de aula onde todos são protagonistas do conhecimento oferecendo momentos na escola para que, o futuro cidadão, venha sentir-se valorizado e participante de grande parte dos assuntos que a sociedade debate. Para tanto, foi necessário e usado para fundamentação teórica, estudos de SOARES (2011), FREIRE (2002), MATÊNCIO (1994) e outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.