O conceito de meio ambiente decorre das várias concepções que os seres humanos têm a respeito do ambiente, as quais são modificadas mediante novas experiências e conhecimentos (SILVA, 2012). Diante desses fatos, a Educação Ambiental se sobressai como um dos caminhos viáveis, pois enquanto processo educativo visa gerar reflexão quanto à problemática ambiental, buscando intervir na percepção ambiental da sociedade (ROSA e SILVA, 2002), esta que muitas vezes são errôneas, pois, ignoram as leis da própria natureza, agravando ainda mais os problemas ambientais. Neste contexto, pretendemos analisar as concepções sobre meio ambiente de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande-PB através da análise de seus discursos. A partir disto, objetivamos contribuir para ampliação ou modificação de visões reducionistas e imediatistas de meio ambiente, além disto, visamos contribuir para todas as disciplinas do currículo escolar, pois, o meio ambiente e as diferentes concepções que se tem sobre ele é um problema e uma necessidade de discussão, ou pelo menos deveria ser, de todas as disciplinas no âmbito que as mesmas têm uma responsabilidade conjugada na formação crítica, científica e para cidadania dos alunos. O presente estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio e Educação Profissional Dr. Elpídio de Almeida localizada no Município de Campina Grande-PB, onde participaram deste estudo 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo participativa com abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi dividida em duas etapas: Sondagem na qual aplicamos um questionário semi-estruturado para conhecermos os conhecimentos prévios dos alunos sobre alguns aspectos relacionados ao meio ambiente e a educação ambiental e a segunda etapa Minicurso nesta debatemos sobre a temática com os alunos através de aulas expositivo-dialogadas e de uma oficina. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos conceitua o meio ambiente como moradia (47%), os outros restantes destacaram em seus discursos questões mais relacionadas aos problemas ambientais e a necessidade de cuidados com o meio ambiente. Ao serem questionados se consideravam os seres humanos como parte integrante do meio ambiente apenas 27% dos alunos considerou que sim, os outros 73% que não. Além disto, todos os alunos concordaram que a educação ambiental deve ser discutida em todas as disciplinas do currículo escolar, ressaltando em seus discursos a sua importância. Por conseguinte, analisando os discursos e as atividades desenvolvidas torna-se evidente que o conceito de meio ambiente para estes alunos é muito mais um fator cultural e social que os próprios alunos constroem a partir de sua concepção particular de meio ambiente. Alertamos também através deste estudo sobre a importância e a necessidade de abordagem da educação ambiental em todas as disciplinas do currículo escolar para ampliar visões imediatistas e reducionistas que colaboram para o agravamento da crise ambiental que vivemos.