O trabalho tem por intenção central enfatizar o uso da música em sala de aula, como proposta complementar e metodologia do ensino para a História. Na perspectiva de mostrar o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem dos conteúdos e tornar evidente que os professores devem e precisam adquirir consciência, investindo neste novo elemento. Tendo a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho por meio de oficinas realizadas pelos graduandos em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). As oficinas realizadas tiveram como tema: A revolução Industrial e o papel da mulher, e utilizaram como base conceitual as pedagogias ativas, nas quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos metodológicos foram utilizadas imagens, filmes e a música. Com a leitura desses documentos procuramos desenvolver processos de reflexão sobre a situação da mulher no século XXI, e de sua ascensão no mercado de trabalho. Este estudo proporcionou que ocorressem reflexões sobre o tema da revolução industrial, trazendo suas lutas e conquistas, como também o preconceito social enfrentado pelas mulheres ao longo do tempo. De acordo com a observação dos resultados obtidos, é possível reunir dentro da mesma situação o divertir-se e o aprender e que a música não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem dos alunos.