Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO, METODOLOGIA, SENSO CRÍTICO. Pôster (PO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9918
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 598
    "inscrito_id" => 390
    "titulo" => "A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O trabalho tem por intenção central enfatizar o uso da música em sala de aula, como proposta complementar e metodologia do ensino para a História.  Na perspectiva de mostrar o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem dos conteúdos e tornar evidente que os professores devem e precisam adquirir consciência, investindo neste novo elemento. Tendo a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho por meio de oficinas realizadas pelos graduandos em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). As oficinas realizadas tiveram como tema: A revolução Industrial e o papel da mulher, e utilizaram como base conceitual as pedagogias ativas, nas quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos metodológicos foram utilizadas imagens, filmes e a música. Com a leitura desses documentos procuramos desenvolver processos de reflexão sobre a situação da mulher no século XXI, e de sua ascensão no mercado de trabalho. Este estudo proporcionou que ocorressem reflexões sobre o tema da revolução industrial, trazendo suas lutas e conquistas, como também o preconceito social enfrentado pelas mulheres ao longo do tempo. De acordo com a observação dos resultados obtidos, é possível reunir dentro da mesma situação o divertir-se e o aprender e que a música não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO, METODOLOGIA, SENSO CRÍTICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_10_40_06_idinscrito_390_d8a181e031f3b86afff0331e79e3d3b5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON"
    "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9918
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 598
    "inscrito_id" => 390
    "titulo" => "A MÚSICA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O trabalho tem por intenção central enfatizar o uso da música em sala de aula, como proposta complementar e metodologia do ensino para a História.  Na perspectiva de mostrar o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem dos conteúdos e tornar evidente que os professores devem e precisam adquirir consciência, investindo neste novo elemento. Tendo a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho por meio de oficinas realizadas pelos graduandos em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). As oficinas realizadas tiveram como tema: A revolução Industrial e o papel da mulher, e utilizaram como base conceitual as pedagogias ativas, nas quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos metodológicos foram utilizadas imagens, filmes e a música. Com a leitura desses documentos procuramos desenvolver processos de reflexão sobre a situação da mulher no século XXI, e de sua ascensão no mercado de trabalho. Este estudo proporcionou que ocorressem reflexões sobre o tema da revolução industrial, trazendo suas lutas e conquistas, como também o preconceito social enfrentado pelas mulheres ao longo do tempo. De acordo com a observação dos resultados obtidos, é possível reunir dentro da mesma situação o divertir-se e o aprender e que a música não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO, METODOLOGIA, SENSO CRÍTICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_10_40_06_idinscrito_390_d8a181e031f3b86afff0331e79e3d3b5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEDICLEISON PEREIRA DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEDICLEISON"
    "autor_email" => "cleisonmusic@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho tem por intenção central enfatizar o uso da música em sala de aula, como proposta complementar e metodologia do ensino para a História. Na perspectiva de mostrar o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem dos conteúdos e tornar evidente que os professores devem e precisam adquirir consciência, investindo neste novo elemento. Tendo a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho por meio de oficinas realizadas pelos graduandos em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). As oficinas realizadas tiveram como tema: A revolução Industrial e o papel da mulher, e utilizaram como base conceitual as pedagogias ativas, nas quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos metodológicos foram utilizadas imagens, filmes e a música. Com a leitura desses documentos procuramos desenvolver processos de reflexão sobre a situação da mulher no século XXI, e de sua ascensão no mercado de trabalho. Este estudo proporcionou que ocorressem reflexões sobre o tema da revolução industrial, trazendo suas lutas e conquistas, como também o preconceito social enfrentado pelas mulheres ao longo do tempo. De acordo com a observação dos resultados obtidos, é possível reunir dentro da mesma situação o divertir-se e o aprender e que a música não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.