A abordagem dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana é parte integrante do currículo de biologia do segundo ano do ensino médio. Ao ingressar no ensino médio, o estudante aprenderá de forma abrangente o estudo do corpo humano em seus níveis de organização, desde células e moléculas até os sistemas, para que se compreenda o organismo e seu funcionamento. Mediante este desafio, de auxiliar no entendimento do estudante, os temas transversais são uma ferramenta a mais para aplicar os conteúdos com mais clareza e proximidade da realidade vivida pelos estudantes. Como bolsistas do PIBID Biologia, ao realizarmos uma sondagem com estudantes do segundo ano do ensino médio, observamos à necessidade de desenvolvermos um projeto que envolve um tema curricular e um tema transversal. Esta atividade foi planejada tendo em vista a prevenção ao uso de drogas de caráter lícito ou ilícito relacionado à anatomia e fisiologia humana.Apresentar os conteúdos do sistema digestório mostrando como age o álcool no organismo, de modo que ao ensinar à anatomia e a fisiologia deste sistema os estudantes pudessem entender como acorre as reações químicas do álcool que causam dependência e as eventuais doenças relacionadas ao uso abusivo do mesmo.Foram ministradas aulas expositivas, com a exibição de vídeo mostrando a ação do álcool no sistema digestório. Os estudantes foram divididos em seis grupos, onde cada grupo deveria representar as estruturas anatômicas constituintes do sistema gastrointestinal. A discussão sobre a ação do álcool sobre o sistema gastrointestinal culminou com o jogo “passa ou repassa”. O jogo foi baseado em perguntas e respostas sobre o conteúdo exposto. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos, onde eram realizadas perguntas relacionadas ao sistema gastrointestinal e a ação do álcool neste sistema. O grupo que respondesse a maior quantidade de questões corretas seria o ganhador. Como forma de incentivo foram distribuídos brindes para ambos os grupos. A princípio o projeto parece ter refletido na vida dos estudantes, de modo que os mesmos mostraram empenho e dedicação durante a confecção dos cartazes e a realização do jogo “passa ou repassa”. Durante o jogo, os estudantes demonstraram entusiasmo, ao responderem de forma correta a maior parte das questões. Ambos os grupos ganharam premiação, e isto os deixou felizes e motivados, pois receberam o conteúdo de forma dinâmica, aplicado a realidade da sociedade atual, provando assim, ser uma didática eficiente, para o ensino do conteúdo e prevenção ao uso das drogas. A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de anatomia e fisiologia humana com o tema transversal drogas, está despertando nos estudantes do segundo ano do ensino médio um pensamento mais crítico e analítico a respeito do consumo de drogas.