Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GAMES E CIDADANIA: UMA PONTE FACILITADORA PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., LUDICIDADE. Pôster (PO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10138
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 277
    "titulo" => "GAMES E CIDADANIA: UMA PONTE FACILITADORA PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Considerando o contexto (in)disciplinar dos alunos de escolas públicas e as dificuldades enfrentadas por professores de língua inglesa (LI) para lidar com problemas de comportamento discente, como alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especificamente do subprojeto Letras-Inglês, sentimos a necessidade de lançar uma proposta de intervenção, por meio de uma sequência didática (SD), tendo como objetivo contribuir de forma positiva para melhorar esta realidade e, como consequência, envolver os alunos no processo de aprendizagem deste idioma. Acreditamos que, ao estabelecermos uma relação entre cidadania e jogo, estes dois elementos podem ser ferramentas dinâmicas e motivadoras no ensino de LI. Como embasamento teórico para este trabalho nos pautamos nos seguintes teóricos: Dolz et al. (2004) com a sua perspectiva acerca de SD, Maluf (2009) a respeito da aplicação de jogos em sala de aula e Piaget (1978) sobre a abordagem do lúdico como ferramenta motivadora na educação. Nossa pesquisa é um estudo de caso desenvolvido em uma turma de 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede de ensino na cidade de Campina Grande – PB, em um período de quatro meses, no presente ano. Como resultados parciais, é possível perceber uma mudança na disciplina do grupo em relação ao bom comportamento, respeito mútuo e uma melhoria na motivação dos alunos em relação à participação nas aulas de inglês. Como professoras em formação contínua, podemos observar a eficiência da aplicação de uma SD, bem como a importância do lúdico em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., LUDICIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_14_53_15_idinscrito_277_8b63e6286f219ef3071378c59625ebc0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "RUTH DANTAS"
    "autor_email" => "ruthdantasm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10138
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 277
    "titulo" => "GAMES E CIDADANIA: UMA PONTE FACILITADORA PARA O APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Considerando o contexto (in)disciplinar dos alunos de escolas públicas e as dificuldades enfrentadas por professores de língua inglesa (LI) para lidar com problemas de comportamento discente, como alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especificamente do subprojeto Letras-Inglês, sentimos a necessidade de lançar uma proposta de intervenção, por meio de uma sequência didática (SD), tendo como objetivo contribuir de forma positiva para melhorar esta realidade e, como consequência, envolver os alunos no processo de aprendizagem deste idioma. Acreditamos que, ao estabelecermos uma relação entre cidadania e jogo, estes dois elementos podem ser ferramentas dinâmicas e motivadoras no ensino de LI. Como embasamento teórico para este trabalho nos pautamos nos seguintes teóricos: Dolz et al. (2004) com a sua perspectiva acerca de SD, Maluf (2009) a respeito da aplicação de jogos em sala de aula e Piaget (1978) sobre a abordagem do lúdico como ferramenta motivadora na educação. Nossa pesquisa é um estudo de caso desenvolvido em uma turma de 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede de ensino na cidade de Campina Grande – PB, em um período de quatro meses, no presente ano. Como resultados parciais, é possível perceber uma mudança na disciplina do grupo em relação ao bom comportamento, respeito mútuo e uma melhoria na motivação dos alunos em relação à participação nas aulas de inglês. Como professoras em formação contínua, podemos observar a eficiência da aplicação de uma SD, bem como a importância do lúdico em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., LUDICIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_14_53_15_idinscrito_277_8b63e6286f219ef3071378c59625ebc0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH DANTAS DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "RUTH DANTAS"
    "autor_email" => "ruthdantasm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Considerando o contexto (in)disciplinar dos alunos de escolas públicas e as dificuldades enfrentadas por professores de língua inglesa (LI) para lidar com problemas de comportamento discente, como alunas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especificamente do subprojeto Letras-Inglês, sentimos a necessidade de lançar uma proposta de intervenção, por meio de uma sequência didática (SD), tendo como objetivo contribuir de forma positiva para melhorar esta realidade e, como consequência, envolver os alunos no processo de aprendizagem deste idioma. Acreditamos que, ao estabelecermos uma relação entre cidadania e jogo, estes dois elementos podem ser ferramentas dinâmicas e motivadoras no ensino de LI. Como embasamento teórico para este trabalho nos pautamos nos seguintes teóricos: Dolz et al. (2004) com a sua perspectiva acerca de SD, Maluf (2009) a respeito da aplicação de jogos em sala de aula e Piaget (1978) sobre a abordagem do lúdico como ferramenta motivadora na educação. Nossa pesquisa é um estudo de caso desenvolvido em uma turma de 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede de ensino na cidade de Campina Grande – PB, em um período de quatro meses, no presente ano. Como resultados parciais, é possível perceber uma mudança na disciplina do grupo em relação ao bom comportamento, respeito mútuo e uma melhoria na motivação dos alunos em relação à participação nas aulas de inglês. Como professoras em formação contínua, podemos observar a eficiência da aplicação de uma SD, bem como a importância do lúdico em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.