Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS NUM JARDIM: TRANSFORMANDO UM POEMA EM REALIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101345
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9110
    "inscrito_id" => 9924
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NUM JARDIM: TRANSFORMANDO UM POEMA EM REALIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Promover uma discussão sobre a importância do jardim no ambiente escolar, mais precisamente nos anos iniciais do ensino fundamental é o objetivo deste relato de experiência, que pauta-se nas vivências da Residência Pedagógica de Pedagogia, na turma do primeiro ano, numa escola da rede pública de Campina Grande-PB. O jardim na escola tem como objetivo promover um contato maior das crianças com as questões ambientais. O desenvolvimento da atividade, realizada em Julho de 2023, seguiu inicialmente em momentos de vivências na sala de aula entre preceptora, residentes e os alunos, depois numa prática interativa no jardim da escola, na qual os educandos plantaram sementes de cosmos. Foi possível observar a interação dos alunos e seu desempenho nesta atividade prática, com a qual puderam protagonizar esse momento que, posteriormente, passou a compor parte da decoração da escola. Com o intuito de desenvolver a consciência ambiental nas crianças, sendo este um trabalho recorrente, exercido em sala de aula, nas aulas de Ciências, configurando-se como parte da bagagem de cada educando, abordando conteúdos de Língua Portuguesa, ao se trabalhar o Poema “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles. Desenvolve, ainda, uma perspectiva matemática ao analisar o tempo que leva o crescimento das flores e de artes ao inserir na proposta atividades que incentivaram a criatividade e expressão dos discentes, estes conteúdos intrínsecos nas propostas aplicadas, vividos na prática atribuindo assim um valor autônomo no aprendizado de cada um, assuntos pautados no que é proposto nas competências da BNCC. Vivenciar esses momentos no cotidiano escolar, mostra-se o valor notável na prática pedagógica agregando a explicação dos conteúdos um fácil entendimento na absorção dos alunos referente ao que se estudou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9924_TB9110_21082023233410.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camila.martins.silva@alun"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101345
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9110
    "inscrito_id" => 9924
    "titulo" => "VIVÊNCIAS NUM JARDIM: TRANSFORMANDO UM POEMA EM REALIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Promover uma discussão sobre a importância do jardim no ambiente escolar, mais precisamente nos anos iniciais do ensino fundamental é o objetivo deste relato de experiência, que pauta-se nas vivências da Residência Pedagógica de Pedagogia, na turma do primeiro ano, numa escola da rede pública de Campina Grande-PB. O jardim na escola tem como objetivo promover um contato maior das crianças com as questões ambientais. O desenvolvimento da atividade, realizada em Julho de 2023, seguiu inicialmente em momentos de vivências na sala de aula entre preceptora, residentes e os alunos, depois numa prática interativa no jardim da escola, na qual os educandos plantaram sementes de cosmos. Foi possível observar a interação dos alunos e seu desempenho nesta atividade prática, com a qual puderam protagonizar esse momento que, posteriormente, passou a compor parte da decoração da escola. Com o intuito de desenvolver a consciência ambiental nas crianças, sendo este um trabalho recorrente, exercido em sala de aula, nas aulas de Ciências, configurando-se como parte da bagagem de cada educando, abordando conteúdos de Língua Portuguesa, ao se trabalhar o Poema “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles. Desenvolve, ainda, uma perspectiva matemática ao analisar o tempo que leva o crescimento das flores e de artes ao inserir na proposta atividades que incentivaram a criatividade e expressão dos discentes, estes conteúdos intrínsecos nas propostas aplicadas, vividos na prática atribuindo assim um valor autônomo no aprendizado de cada um, assuntos pautados no que é proposto nas competências da BNCC. Vivenciar esses momentos no cotidiano escolar, mostra-se o valor notável na prática pedagógica agregando a explicação dos conteúdos um fácil entendimento na absorção dos alunos referente ao que se estudou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9924_TB9110_21082023233410.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camila.martins.silva@alun"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Promover uma discussão sobre a importância do jardim no ambiente escolar, mais precisamente nos anos iniciais do ensino fundamental é o objetivo deste relato de experiência, que pauta-se nas vivências da Residência Pedagógica de Pedagogia, na turma do primeiro ano, numa escola da rede pública de Campina Grande-PB. O jardim na escola tem como objetivo promover um contato maior das crianças com as questões ambientais. O desenvolvimento da atividade, realizada em Julho de 2023, seguiu inicialmente em momentos de vivências na sala de aula entre preceptora, residentes e os alunos, depois numa prática interativa no jardim da escola, na qual os educandos plantaram sementes de cosmos. Foi possível observar a interação dos alunos e seu desempenho nesta atividade prática, com a qual puderam protagonizar esse momento que, posteriormente, passou a compor parte da decoração da escola. Com o intuito de desenvolver a consciência ambiental nas crianças, sendo este um trabalho recorrente, exercido em sala de aula, nas aulas de Ciências, configurando-se como parte da bagagem de cada educando, abordando conteúdos de Língua Portuguesa, ao se trabalhar o Poema “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles. Desenvolve, ainda, uma perspectiva matemática ao analisar o tempo que leva o crescimento das flores e de artes ao inserir na proposta atividades que incentivaram a criatividade e expressão dos discentes, estes conteúdos intrínsecos nas propostas aplicadas, vividos na prática atribuindo assim um valor autônomo no aprendizado de cada um, assuntos pautados no que é proposto nas competências da BNCC. Vivenciar esses momentos no cotidiano escolar, mostra-se o valor notável na prática pedagógica agregando a explicação dos conteúdos um fácil entendimento na absorção dos alunos referente ao que se estudou.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.