Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101028
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8680
    "inscrito_id" => 24030
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Durante muitos anos o ensino de ciências e biologia esteve voltado para a memorização e o tradicionalismo, dessa maneira, muitos alunos se sentiam desmotivados para aprender, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não eram utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Nos dias de hoje, existem diversos recursos pedagógicos que podem tornar as aulas mais atrativas, e que despertam o interesse do estudante pelo conteúdo abordado em sala de aula, construindo conhecimentos. Dentre esses recursos destacamos os jogos didáticos, pois o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício, que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. Diante de tais fatos o objetivo do trabalho foi compreender de que forma a confecção e utilização de jogos didáticos no Ensino de Biologia facilita o processo de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio de um Centro Socioeducativo. Os resultados foram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da confecção e utilização dos jogos, aprofundamento e retenção de conhecimento dos conteúdos abordados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24030_TB8680_29082023185434.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS DO NASCIMENTO REIS"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "douglasreis.dnr@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101028
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8680
    "inscrito_id" => 24030
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Durante muitos anos o ensino de ciências e biologia esteve voltado para a memorização e o tradicionalismo, dessa maneira, muitos alunos se sentiam desmotivados para aprender, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não eram utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Nos dias de hoje, existem diversos recursos pedagógicos que podem tornar as aulas mais atrativas, e que despertam o interesse do estudante pelo conteúdo abordado em sala de aula, construindo conhecimentos. Dentre esses recursos destacamos os jogos didáticos, pois o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício, que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. Diante de tais fatos o objetivo do trabalho foi compreender de que forma a confecção e utilização de jogos didáticos no Ensino de Biologia facilita o processo de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio de um Centro Socioeducativo. Os resultados foram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da confecção e utilização dos jogos, aprofundamento e retenção de conhecimento dos conteúdos abordados em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24030_TB8680_29082023185434.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS DO NASCIMENTO REIS"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "douglasreis.dnr@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Durante muitos anos o ensino de ciências e biologia esteve voltado para a memorização e o tradicionalismo, dessa maneira, muitos alunos se sentiam desmotivados para aprender, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não eram utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Nos dias de hoje, existem diversos recursos pedagógicos que podem tornar as aulas mais atrativas, e que despertam o interesse do estudante pelo conteúdo abordado em sala de aula, construindo conhecimentos. Dentre esses recursos destacamos os jogos didáticos, pois o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício, que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. Diante de tais fatos o objetivo do trabalho foi compreender de que forma a confecção e utilização de jogos didáticos no Ensino de Biologia facilita o processo de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio de um Centro Socioeducativo. Os resultados foram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da confecção e utilização dos jogos, aprofundamento e retenção de conhecimento dos conteúdos abordados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.