Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa realizada no Estágio Supervisionado Obrigatório na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/2021), que se propôs a investigar as experiências educativas de crianças de 04-06 anos nesta etapa da educação básica, no período da pandemia de Covid-19. Os arranjos metodológicos da pesquisa envolveram a consideração das especificidades das crianças participantes, vistas como sujeitos imersos nos acontecimentos e que podem nos informar sobre as suas compreensões e vivências na educação infantil, por isso optamos pela utilização da entrevista semiestruturada, para que pudéssemos ter acesso às informações buscadas a partir dos relatos das crianças. Ter as crianças como sujeitos participantes da pesquisa, parte da compreensão e do reconhecimento de que são atores sociais, cidadãs que têm direito e competência para nos informar sobre as suas experiências, pois, o olhar da criança, seus modos de ver o mundo, são fundamentais para enriquecer o trabalho na educação infantil. Os principais autores para o diálogo neste estudo são Kramer, Vygotsky, Sarmento. Os resultados da pesquisa indicam que as crianças tiveram suas experiências educativas escolares limitadas, devido ao contexto resultante da pandemia e, que a as crianças apontaram preferência pela educação infantil presencial, uma vez que sentiram falta do espaço da educação infantil e de tudo que o referido espaço lhes proporcionam, com destaque para as interações criança-criança, as brincadeiras e a presença do(a) professor(a).

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