GOMES, Jackson Borges et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/101281>. Acesso em: 22/11/2024 17:28
O presente artigo faz a análise dos resultados de uma pesquisa referente os fatores econômico, socias e culturais dos alunos da educação de jovens e adultos- EJA numa escola da cidade de Joaquim Pires e o processo de ensino e aprendizagem. Por isso o objetivo geral foi analisar os fatores econômicos, sociais e culturais dos alunos da EJA e sua relação no processo de aprendizagem. E os objetivos específicos são: conhecer os principais problemas enfrentados pelos alunos da EJA durante o período letivo e como pode afetar sua permanência na escola; verificar como a escola tem contribuído com os alunos da EJA para minimizar a evasão escolar. A pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Steinbach (2012); Pelissari (2012); Arroyo (1993) e Freire (2001) entre outros. Optamos pela abordagem qualitativa e o estudo de caso, com base em André (2005), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados revelam que fatores sociais, culturais, políticos e econômicos têm colaborado a cada dia para o problema de evasão escolar.