Os jogos visuais utilizados para o ensino na primeira infância baseiam-se na formação de habilidades básicas para o aluno por meio do ensino lúdico presente nas abordagens interdisciplinares e nos estímulos visuais. A integração dos jogos na rotina educacional de crianças na primeira infância é relatada como uma metodologia funcional, entre tantas outras. Assim, o presente artigo se apoia em autores como Maria Montessori (2016), Rosa Souza (2008) e Vygotsky (1991). Destaca-se a intenção das autoras em relacionar as possibilidades existentes dentro do desenvolvimento educacional na primeira infância por meio de estímulos visuais, levando em consideração os atrativos que permeiam a abordagem lúdica mencionada. Esse trabalho tem como objetivo contribuir positivamente para o desenvolvimento profissional e educacional de professores e alunos, por meio do esclarecimento sobre as bases dos jogos visuais, indicando quais habilidades podem ser desenvolvidas e em quais contextos da educação infantil os jogos podem ser utilizados. A metodologia desse projeto se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, onde correlacionam-se autores e obras correspondentes ao tema, seleção de jogos visuais, o processo de criação desses jogos, a acessibilidade e a identificação de objetivos para cada jogo estudado, bem como a aplicação dos jogos em crianças na primeira infância. Por fim, as reflexões e discussões se debruçam sobre a avaliação de aplicabilidade e funcionamento dos jogos.