ORIGEM DA VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TEORIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101223 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8943 "inscrito_id" => 25694 "titulo" => "ORIGEM DA VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TEORIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "As teorias da origem da vida, apresentam-se para os docentes de ciências e biologia como referenciais norteadores que auxiliam no desenvolvimento das concepções educacionais e práticas pedagógicas aplicadas no ambiente escolar. Portanto, esse conjunto de conhecimentos produzidos historicamente por teorias da origem da vida fundamentam a compreensão de como o universo foi constituído, logo, estas informações tornam-se elementos básicos para o exercício da docência no ensino de biologia. Diante dessa relevância, o presente artigo buscou analisar como a origem da vida no ensino de biologia, vem sendo abordada em artigos acadêmicos para verificar em que medida a temática é incluída nos estudos empreendidos pelos/as pesquisadores/as. Nessa perspectiva, este trabalho enquadra-se no campo da pesquisa qualitativa, pois, foi realizado um levantamento sistemático na plataforma Google Acadêmico a partir de descritores específicos sobre a temática, desse modo, foi localizado e analisado os dados de forma exploratória-descritiva. A partir desse processo metodológico, foi encontrado entre os anos de 2012 a 2022, 09 artigos, nos quais foi verificado dados importantes de como está sendo realizada a abordagem das teorias, que explicam sobre a origem da vida, além disso, foi encontrado exemplos de estratégicas de ensino trabalhadas em sala de aula. Por fim, conclui-se que é necessário aumentar a produção de materiais de pesquisas nessa temática, como também produção de inovadoras de ensino que possam auxiliar o exercício da docência. Além de enriquecer as fontes de pesquisa, ganhar sentido e significado no cotidiano de sala de aula" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID25694_TB8943_26092023145556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON ANTONIO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "emersoncavalcanti40@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101223 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8943 "inscrito_id" => 25694 "titulo" => "ORIGEM DA VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TEORIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "As teorias da origem da vida, apresentam-se para os docentes de ciências e biologia como referenciais norteadores que auxiliam no desenvolvimento das concepções educacionais e práticas pedagógicas aplicadas no ambiente escolar. Portanto, esse conjunto de conhecimentos produzidos historicamente por teorias da origem da vida fundamentam a compreensão de como o universo foi constituído, logo, estas informações tornam-se elementos básicos para o exercício da docência no ensino de biologia. Diante dessa relevância, o presente artigo buscou analisar como a origem da vida no ensino de biologia, vem sendo abordada em artigos acadêmicos para verificar em que medida a temática é incluída nos estudos empreendidos pelos/as pesquisadores/as. Nessa perspectiva, este trabalho enquadra-se no campo da pesquisa qualitativa, pois, foi realizado um levantamento sistemático na plataforma Google Acadêmico a partir de descritores específicos sobre a temática, desse modo, foi localizado e analisado os dados de forma exploratória-descritiva. A partir desse processo metodológico, foi encontrado entre os anos de 2012 a 2022, 09 artigos, nos quais foi verificado dados importantes de como está sendo realizada a abordagem das teorias, que explicam sobre a origem da vida, além disso, foi encontrado exemplos de estratégicas de ensino trabalhadas em sala de aula. Por fim, conclui-se que é necessário aumentar a produção de materiais de pesquisas nessa temática, como também produção de inovadoras de ensino que possam auxiliar o exercício da docência. Além de enriquecer as fontes de pesquisa, ganhar sentido e significado no cotidiano de sala de aula" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID25694_TB8943_26092023145556.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON ANTONIO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "EMERSON" "autor_email" => "emersoncavalcanti40@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }