Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA AÇÃO MULTIDISCIPLINAR NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFBA JACOBINA PARA MAPEAR NASCENTES DA BACIA HIDROGRÁFICA DA REGIÃO USANDO QGIS E PYTHON

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As áreas Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC e meio ambiente estão em evidência. A primeira é uma área do conhecimento recente, em franca emergência e expansão, presente em praticamente todas as demais áreas. Já a segunda se destaca pelas preocupações ambientais que afligem a humanidade. Neste sentido, este trabalho se debruça sobre abordagens teórico-práticas, buscando unir soluções da TIC que possam contribuir socialmente em questões de natureza ambiental. Para isso, reuniu conhecimentos e técnicas multidisciplinares apreendidos nos cursos técnicos de informática, mineração e meio ambiente, ofertados pelo IFBA campus Jacobina. Não por acaso o campus Jacobina oferta tais cursos, já que está situado em uma região da Bahia onde há exploração mineral e turismo ambiental, e em uma cidade com grande oferta de serviços, portanto cursos que dialogam com os arranjos produtivos locais. Esta produção se apresenta como uma intervenção em parceria com outro projeto em desenvolvimento no campus, que tem por objetivo identificar e mapear as nascentes hidrográficas da região. Esta intervenção desenvolve e prepara scripts em Python que, quando adaptadas ao QGIS, facilita o processo de coleta de dados georreferenciados. O Python disponibiliza recursos que se integram à ferramenta QGIS, o que requer conhecimentos de programação de computadores, momento em que a informática entra com sua parcela de contribuição. Entre os métodos adotados, destacam-se metodologias da própria engenharia de software, assim como um processo cíclico de constante e estreita relação dos sujeitos envolvidos, incluindo ações em campo, como a marcação das coordenadas geográficas e a própria identificação das nascentes, uma ação multidisciplinar. Dentre os resultados, para além do produto informatizado em si, observou-se que o desenvolvimento de atividades interdisciplinares favorece o processo de ensino e aprendizagem e corrobora com os princípios que norteiam a educação profissional e tecnológica, permitindo a efetividade da multidisciplinaridade e a transversalidade.

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