DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DA PLATAFORMA INTELIGENTE DE CAUCAIA-CE: UMA ANÁLISE ENTRE ESTUDANTES DO CAMPO E DA CIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96530 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2493 "inscrito_id" => 8520 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DA PLATAFORMA INTELIGENTE DE CAUCAIA-CE: UMA ANÁLISE ENTRE ESTUDANTES DO CAMPO E DA CIDADE" "resumo" => "As escolas têm percebido a importância das tecnologias para a aprendizagem. A evolução dos instrumentos tecnológicos no contexto da sociedade capitalista nos obriga a desenvolver o uso não apenas nos alunos, que são o nosso foco central, mas também em nós, professores, as competências digitais exigidas pelo mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, o presente trabalho faz uma breve reflexão sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar e discute como essa ferramenta tem sido utilizada no município de Caucaia através da Plataforma Inteligente. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar o uso da referida plataforma implantada no município de Caucaia-CE comparando os resultados entre os estudantes da cidade e os do campo. O referencial teórico no qual foi construída essa pesquisa baseia-se no materialismo histórico-dialético e tem como perspectiva crítica a Pedagogia Histórico-Crítica, cuja análise da educação parte das determinações e contradições sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, complementada por uma pesquisa de campo realizada com 10 professores do campo e 10 professores da cidade, com turmas entre o 1o e o 5o ano do Ensino Fundamental, no intuito de compreender a percepção deles em relação aos desafios e possibilidades da plataforma. Na opinião dos professores, através dos jogos as crianças aprendem os conteúdos de maneira prazerosa e divertida. Contudo, constatamos que muitos alunos não sabem utilizar a tecnologia e ainda necessitam de melhores condições de ensino e de vários conhecimentos científicos, artísticos, estéticos e filosóficos para favorecer aprendizagem dos conteúdos por meio do uso dessas ferramentas. Na maioria dos casos, os pais não sabem ajudar, pois a maior parte deles não é alfabetizada, passa o dia trabalhando ou não teve oportunidade de aprender com o ensino mediado pela tecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658316c5c2fcd_20122023133101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 13:31:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA ALVES FARIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA FARIA" "autor_email" => "terezinhadamasceno1977@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96530 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2493 "inscrito_id" => 8520 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DA PLATAFORMA INTELIGENTE DE CAUCAIA-CE: UMA ANÁLISE ENTRE ESTUDANTES DO CAMPO E DA CIDADE" "resumo" => "As escolas têm percebido a importância das tecnologias para a aprendizagem. A evolução dos instrumentos tecnológicos no contexto da sociedade capitalista nos obriga a desenvolver o uso não apenas nos alunos, que são o nosso foco central, mas também em nós, professores, as competências digitais exigidas pelo mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, o presente trabalho faz uma breve reflexão sobre a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar e discute como essa ferramenta tem sido utilizada no município de Caucaia através da Plataforma Inteligente. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar o uso da referida plataforma implantada no município de Caucaia-CE comparando os resultados entre os estudantes da cidade e os do campo. O referencial teórico no qual foi construída essa pesquisa baseia-se no materialismo histórico-dialético e tem como perspectiva crítica a Pedagogia Histórico-Crítica, cuja análise da educação parte das determinações e contradições sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, complementada por uma pesquisa de campo realizada com 10 professores do campo e 10 professores da cidade, com turmas entre o 1o e o 5o ano do Ensino Fundamental, no intuito de compreender a percepção deles em relação aos desafios e possibilidades da plataforma. Na opinião dos professores, através dos jogos as crianças aprendem os conteúdos de maneira prazerosa e divertida. Contudo, constatamos que muitos alunos não sabem utilizar a tecnologia e ainda necessitam de melhores condições de ensino e de vários conhecimentos científicos, artísticos, estéticos e filosóficos para favorecer aprendizagem dos conteúdos por meio do uso dessas ferramentas. Na maioria dos casos, os pais não sabem ajudar, pois a maior parte deles não é alfabetizada, passa o dia trabalhando ou não teve oportunidade de aprender com o ensino mediado pela tecnologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658316c5c2fcd_20122023133101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 13:31:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA ALVES FARIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA FARIA" "autor_email" => "terezinhadamasceno1977@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }