SANTOS, Samara Cornélio Fernandes Dos et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98749>. Acesso em: 22/11/2024 15:41
RESUMO O presente trabalho possui como principal objetivo apresentar uma proposta de leitura a partir de uma sequência didática para o ensino fundamental na tentativa de contribuir para a formação de alunos leitores. À vista do supracitado, a perspectiva adotada nessa proposta de leitura é a de possibilitar aos alunos discussões e reflexões sobre o poder da fala e suas possíveis influências a partir da realização da leitura do livro ‘Coisas que a gente fala”, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Mariana Massarani. Além disso, visa-se desenvolver competências e habilidades relacionadas ao exercício da linguagem e estimular práticas leitoras. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Martins (1997), Kato (1995), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento literário, em Cosson (2021). Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia adotada observa a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura com o gênero poema direcionado aos alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, oralidade, estudo do gênero, análise linguística e produção textual. Palavras-chave: Leitura; Sequência didática; Formação de leitor.